Portal da Cidade Guaxupé

MATO MOIADO

Chefe do IEF no Sul de MG e policiais ambientais são alvo de operação do MPMG

Ações aconteceram na cidade de Cássia e Passos, na manhã desta quinta-feira (20).

Publicado em 20/08/2020 às 01:43
Atualizado em

(Foto: Agência Brasil)

( Errata: diferente do publicado anteriormente, a investigação tem como alvo o comandante do destacamento da Polícia Ambiental da cidade de Cássia, e não o comandante do batalhão. Pedimos desculpa pelo erro.)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpre na manhã desta quinta-feira (20) 11 mandados de busca e apreensão em cidades do Sul de Minas, no âmbito da operação Mato Moiado. A investigação tem como alvo policial militares do meio ambiente do município de Cássia – inclusive o comandante do destacamento da Polícia Ambiental da cidade de Cássia –, dois consultores ambientais e o coordenador do Núcleo de Apoio Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), sediado no município de Passos.

A Polícia Militar e a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais também dão apoio à operação. Dos 11 mandados de busca e apreensão, cinco são cumpridos na cidade de Passos, cinco em Cássia e um em Botelhos. O Ministério Público também informou que dois mandados de medidas cautelares – quando há restrição de direito, mas não a prisão do indivíduo – estão sendo cumpridos. 

De acordo com o MPMG, os suspeitos estariam envolvidos em um esquema de desmatamento com a emissão de pareceres falsos e o recebimento de propina para autorizar intervenções ilegais no meio ambiente da região. Todos são investigados pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica e prevaricação. 

Em relação ao desmatamento, a investigação já teria comprovado um caso e segue na tentativa de apuração de outros. A ocorrência envolve o desmatamento de 6,03 hectares (ha) de vegetação remanescente de Mata Atlântica e de 0,96 ha de floresta em área de preservação permanente, que atingiu uma nascente e a mata ciliar da cabeceira de um rio, na zona rural de Cássia. 

Ainda segundo as apurações conduzidas pelo Ministério Público, que tiveram início há cerca de um ano e meio, “para auxiliar produtores e empreendedores a escaparem dos rigores da lei ambiental, os mesmos policiais militares indicavam a seus ‘clientes’ os serviços de consultoria ambiental da esposa do coordenador do IEF, de Passos, como garantia de que, com a sua contratação, teriam facilidades no IEF”. O coordenador do IEF também receberia vantagens ilícitas no esquema. A investigação apura as informações. 

“As investigações apontam que o comandante do destacamento da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), de Cássia, solicitava ajuda financeira a empreendedores e produtores a pretexto de que seria para custeio de despesas do quartel, mas se apropriava dos valores. Junto com outro policial do destacamento, o comandante teria recebido propina para ‘autorizar’ intervenções ambientais ilícitas e garantir que não haveria fiscalização pela PMMA. Após comprarem a garantia de que não seriam fiscalizados, empreendedores e produtores rurais da região ficavam à vontade para lesarem o meio ambiente”, destacam os promotores de Justiça.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário