Portal da Cidade Guaxupé

Cejusc

Cabo Verde recebe 200° Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania

Cejusc tem objetivo de promover a conciliação de conflitos antes do ajuizamento de processos.

Publicado em 04/11/2020 às 04:38

A pacificação social e a cultura do diálogo ganharam um importante impulso na manhã desta quarta-feira (4) com a inauguração, realizada de modo virtual, de mais um Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Minas Gerais. A comarca contemplada foi a de Cabo Verde (Sul de Minas).

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Newton Teixeira Carvalho, que presidiu a solenidade virtual, ressaltou que, com essa unidade, Minas Gerais passou a contar com 200 Cejuscs em funcionamento nas diversas comarcas. 

“Parabenizo Cabo Verde por este dia histórico. O Cejusc estimula a mediação e a conciliação como meios para a resolução de conflitos, em prol da pacificação social. Com isso, proporciona uma Justiça mais célere, barata, informal e eficiente, que atende melhor aos anseios da sociedade”, afirmou o desembargador.  

O 3º vice-presidente destacou que o Cejusc de Cabo Verde é a quinta unidade a ser instalada na gestão do presidente Gilson Soares Lemes, que estabeleceu como uma das ações estratégicas do Programa Justiça Eficiente (Projef) a implantação de Cejuscs nas 297 comarcas mineiras, até o final desta administração. 

Além de agradecer a presença de representantes locais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público no evento, parceiros históricos do Judiciário mineiro, o 3º vice-presidente disse que essas instituições, junto com a Justiça de Minas, vão contribuir para a construção de uma cultura menos beligerante.

Modelo multiportas

A juíza diretora do foro da comarca e coordenadora do Cejusc, Viviane de Oliveira Figueiredo Vieira, ressaltou durante a videoconferência que o Código de Processo Civil de 2015 estabeleceu o novo modelo multiportas de solução de conflitos, dando ênfase à conciliação e à mediação.  

De acordo com a juíza, a inovação valoriza os sistemas autocompositivos. O Poder Judiciário é chamado a exercer um papel, de além de julgar, buscar uma real solução para os conflitos por meio da mediação e da conciliação, nas quais as próprias partes constroem as soluções para os problemas de forma conjunta e compartilhada,  

Ressaltando que esse é o verdadeiro caminho para a pacificação social, a diretora do foro agradeceu à OAB e ao Ministério Público por prestigiarem a solenidade e aos Poderes Executivo e Legislativo de Cabo Verde, pela relação harmoniosa com o Judiciário local, em benefício da sociedade caboverdense.

Liderança em conciliação

O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, ressaltou que o Cejusc, dentro desse novo sistema multiportas, atua em três vertentes: atendimento ao cidadão, conciliação processual e conciliação pré-processual. “A grande vantagem do Cejusc é a conciliação pré-processual, que permite a resolução dos conflitos antes do ajuizamento de uma ação judicial”, pontuou. 

Nesse sentido, o juiz destacou o valor das parcerias firmadas pelo Judiciário com entidades públicas e privadas das comarcas e também com o Executivo e o Legislativo, para a instalação de Postos de Atendimento Pré-Processual (Papres). Essas unidades são voltadas para a conciliação de demandas que ainda não se tornaram judiciais, e os acordos ali firmados podem ser homologados pela Justiça, o que traz segurança às partes. 

Em sua fala, entre outros pontos, o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência destacou que o TJMG é o tribunal estadual do País que mais concilia, segundo o relatório "Justiça em Números", publicado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal mineiro ocupa a liderança nesse quesito há quatro anos. 

Durante a solenidade, o presidente da subseção local da OAB, José Antônio Pereira, o promotor de justiça da comarca, Marcello Moraes Barros de Campos, e o prefeito de Cabo Verde, Edson José Ferreira, também proferiram algumas palavras, parabenizando e agradecendo ao Judiciário mineiro pela instalação da unidade. 

Além de Cabo Verde, integram a comarca, que é de vara única, o Município de Divisa Nova e os Distritos de São Bartolomeu de Minas e Serra dos Lemes. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário