Portal da Cidade Guaxupé

pREVENÇÃO

Alfenas é primeira cidade a receber novo programa contra criminalidade

Selo Prevenção Minas vai ajudar municípios a promoverem qualificação e realizarem ações para evitar o crime.

Postado em 29/11/2019 às 10:15 |

(Foto: Divulgação/ SEJUSP)

Alfenas, a 100 km de Guaxupé, é a cidade-piloto para execução de um novo programa de Prevenção à Criminalidade do governo estadual. Chamado Selo Prevenção Minas, o novo projeto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai atuar como uma espécie de consultoria qualificada para municípios, ajudando no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propondo ações de prevenção. A ideia é qualificar as ações desenvolvidas para evitar a ocorrência de crimes.

O Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Alfenas e o Estado, assinado nessa quarta-feira (27), prevê que a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da Sejusp - responsável pela execução do Selo Prevenção Minas - institua uma comissão municipal de prevenção à criminalidade e, em seguida, coordene a elaboração de um diagnóstico de segurança pública local. Este diagnóstico será desenvolvido em parceria com especialistas e acadêmicos da Fundação João Pinheiro (FJP) para traçar um raio-x das dinâmicas criminais do município de Alfenas. 

Este perfil detalhado de atuação da criminalidade na cidade será a matéria-prima do trabalho da equipe do Selo Prevenção Minas: a partir das informações obtidas, serão propostas ações de intervenção, por meio de um Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade. 

"Fazer mais com menos, é isso que estamos tentando fazer em Minas e é isso que o Selo Prevenção Minas significa. Estamos buscando parcerias com as prefeituras para que, juntos, possamos trazer mais resultado para a redução da criminalidade e para a transformação dos ambientes", ressalta o secretário da Sejusp, general Mario Araujo. 

Vale salientar ainda que, para que o Governo do Estado certifique o município com o Selo, ou seja, para que ele seja qualificado como cidade que realiza ações qualificadas de prevenção à criminalidade, é preciso que o Executivo local cumpra determinados requisitos. 

"O novo programa representa uma estratégia de capilarização de atividades e ações de prevenção em todo o estado. Uma forma também de se pensar junto com a sociedade, por meio de uma comissão de prevenção à criminalidade, ações que possam enfrentar, combater e prevenir esses crimes, de acordo com a necessidade de cada município", ressalta a superintendente de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Flávia Mendes.

Fonte:

Deixe seu comentário