Portal da Cidade Guaxupé

aPROVAÇÃO

Vereadores aprovam pacote de lei do Plano Diretor

Atualização das Leis faz mudanças na regras de ocupação do solo, mobilidade urbana e muito mais.

Publicado em 21/11/2019 às 08:22
Atualizado em

(Foto: Prefeitura Guaxupé)

Os vereadores de Guaxupé aprovaram na última segunda-feira (18), o pacote de lei de autoria do Poder Executivo, que altera o Plano de Mobilidade Urbana e revisão do PDM, com todas as suas leis complementares: Uso e Ocupação do Solo, Perímetro Urbano, Código de Posturas, Códigos de Obras, Parcelamento do Solo, Sistema Viário. O PL foi protocolado no câmara há 90 dias.

As audiências públicas para o debate do tema foram promovidas com o apoio do Unifeg. Antes de protocolado, a formulação da matéria levou cerca de 18 meses de estudos da empresa responsável, DRZ Consultoria, juntamente com a Prefeitura Municipal e a população. Guaxupé conta agora com legislação urbanística municipal totalmente revisada e integrada, sendo: 

O vereador e Presidente da Câmara, Léo Moraes, se mostrou satisfeito com a aprovação dos projetos: “Em minha opinião, de todas as Leis já aprovadas e projetos analisados por nós nesse mandato, esse pacote de projetos foi o mais importante, pois tivemos a oportunidade de fazer história olhando para o futuro. Sei que em breve a cidade começará colher os bons frutos do que plantamos hoje”.

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Rafael Olinto, os benefícios para a cidade são imediatos, pois após a publicação do Plano Diretor a legislação já entra em vigor. “O Plano de Mobilidade Urbana, por exemplo, antes inexistente no município, abre as portas do Ministério do Desenvolvimento Regional para o cadastro de projetos que exigem esse tipo de regulamentação para ser financiado.” – continua Rafael – “A Lei de Parcelamento de Solo já trará para os novos loteamentos inovações como iluminação de LED, que representam economia de energia para os cofres públicos e são ecologicamente corretas, além de calçadas que deverão já ser construídas pelos loteadores, proporcionando ao pedestre uma mobilidade facilitada desde o início do empreendimento. Outra vantagem foi a regularização de algumas ocupações como por exemplo o Bairro Tomateiros.” – conclui o Secretário de Administração.

Para o prefeito Jarbinhas, a atualização das Leis refletirá positivamente pelos próximos 10 anos no progresso e desenvolvimento de Guaxupé: “Foi um estudo longo, demorado e bastante criterioso, pois tínhamos a responsabilidade de apresentar um pacote de Projetos de Lei que proporcionará o progresso e definirá o desenvolvimento de Guaxupé pelos próximos 10 anos. Foram inúmeras audiências públicas tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Mapeamos toda a cidade. Entendemos as reais necessidades da população e através da Lei, pontuamos aquilo que se faz necessário para que nossa cidade cresça e se desenvolva com organização e o principal, planejamento. Os vereadores entenderam também essa necessidade de atualizar as leis e, portanto, aprovaram por unanimidade dentre aqueles que estavam presentes na última sessão”, finalizou.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário