Portal da Cidade Guaxupé

Proibição

Vereadores aprovam lei que proíbe plantio de dama da noite

Planta, que também é conhecida como murta da noite pode transmitir doenças para plantas frutíferas.

Publicado em 30/11/2020 às 01:58

Murta de cheiro é hospedeira de doenças para árvores frutíferas, como a laranjeira. (Foto: Câmara Municipal)

Os vereadores de Guaxupé aprovaram durante a 5ª Sessão Extraordinária, da última quinta-feira (26) projeto de lei do Legislativo que proíbe o plantio da Murta-de-cheiro em calçadas da cidade. A planta, também conhecida como dama da noite, que pode transmitir doença a outras plantas. O PL também prevê a retirada gradual da planta de locais onde ela tenha sido cultivada no município.

A proposta, de autoria dos vereadores Donizetti Luciano e Paulo César Beltrão, levou em consideração estudos de entidades públicas do setor agrário, que comprovaram os malefícios deste tipo de planta para árvores frutíferas. A doença causada pela murta-de-cheiro pode ser transmitida a outras plantações que estejam a pouca distância do vegetal hospedeiro. 

As ações para retirada e troca nos locais onde seja identificado o vegetal serão realizadas gradualmente. Após a sanção da lei, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente deve ficar responsável por decidir como isso será realizado.

Greening

A murta de cheiro é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri. o inseto causa o greening, que afeta principalmente a citricultura.

Em outras cidades da região, como Guaranésia, já há lei que proíbe o plantio da murta em calçadas.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário