Portal da Cidade Guaxupé

1º Turno

Vereadores aprovam em 1º turno PL que obriga uso de canudos comestíveis

Projeto de Lei do vereador João Fernando prevê que estabelecimentos que utilizam os canudos, troquem o produto de plástico por material comestível.

Publicado em 23/07/2019 às 03:33
Atualizado em

Canudos, Emurb e ITR foram os assuntos na 4º Sessão Extraordinária da Câmara. (Foto: Câmara Municipal)

João Fernando de Souza (PSDB) é autor de lei que troca os canudos plásticos, pelos feitos com materiais biodegradáveis ou comestíveis. (Foto: Câmara Municipal)

Os vereadores de Guaxupé aprovaram em 1º turno Projeto de Lei de autoria do vereador João Fernando de Souza (PSDB), que prevê a troca dos canudos de plástico, por outros materiais que sejam comestíveis ou biodegradáveis. A votação aconteceu durante a 4ª Sessão Extraordinária da Câmara, na noite de ontem (22). Segundo o autor, o projeto vem de encontro com muitas cidades do Brasil que já adotaram essa iniciativa como alternativa para reduzir a produção de plásticos e resíduos que acabam quase que inevitavelmente sendo descartados de forma irregular na natureza.

O projeto foi aprovado em primeira votação e passará pela apreciação do plenário ainda de forma definitiva em segunda votação. A matéria ainda passará por uma segunda votação antes de ser enviada para o prefeito para a sanção. Os estabelecimentos comerciais que utilizam o canudo, terão 12 meses para se adequar à nova legislação.

Uma emenda também foi apresentada para que haja exceção da obrigatoriedade para utilização dos canudos por pessoas com necessidades especiais.

Outras matérias

Durante a 4ª Sessão Extraordinária os vereadores aprovaram em 2ª votação, alterações das leis que fazem parte da Política Municipal da Criança e do Adolescente de Guaxupé.

Os legisladores também aprovaram em 1ª votação abertura de crédito suplementar, no valor de R$1,7 milhão para a Empresa Municipal de Urbanização de Guaxupé (EMURB).

ITR

Um fato que gerou debate entre os vereadores foi o projeto de lei nº 23/2019, que altera as atribuições do cargo de fiscal de tributos no município. O projeto de lei acrescenta o texto “promover lançamento tributário” entre as atribuições dos fiscais. Mas a mudança foi proposta para atender a demanda do convênio realizado entre a Prefeitura e a Receita Federal para que a cobrança do Imposto Territorial Rural seja realizada pelo município.

A vereadora Maria José Cyrino (Cidadania) foi a única que votou contra o projeto. A legisladora alega que não está claro a qualificação técnica dos fiscais para que analisem a aptidão das áreas de terra nua em Guaxupé, o que pode deixar o imposto mais caro para os donos de áreas rurais.

O vereador Jorginho (SOL) também aproveitou para solicitar ao líder do prefeito, Danilo Martins (PHS), previsão de aumento da arrecadação do ITR e a valor arrecadado atualmente pelo município.

O projeto ainda será votado em 2º turno.

Fonte:

Deixe seu comentário