Portal da Cidade Guaxupé

Visita

Romeu Zema cumpre “Giro Pelo Estado” no Sul de Minas

Governador se reúne com prefeitos e empresários da região para conhecer de perto as demandas e apresentar projetos e resultados de sua gestão.

Publicado em 22/12/2019 às 22:51

Prefeitos da região reuniram-se com o governador Romeu Zema em Poços de Caldas. (Foto: Agência Minas)

Romeu Zema reuniu-se com prefeitos do Sul de Minas. (Foto: Agência Minas)

O governador Romeu Zema cumpriu, na sexta-feira (20), mais uma edição do “Giro Pelo Estado”, desta vez em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Zema se reuniu com prefeitos da microrregião do município e, posteriormente, com empresários da região para conhecer de perto as demandas e discutir projetos para o desenvolvimento de Minas, além de apresentar um balanço do primeiro ano de governo. O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, e o de Muzambinho, Sérgio Paolielo, também participaram da reunião.

“Assim como várias outras regiões de Minas, Poços de Caldas também tem recebido alguns investimentos, crescido e se desenvolvido, e isso que é importante. O motivo da minha visita aqui é escutar prefeitos e empresários da região. Escutar quais os problemas que enfrentam e o que o governo pode fazer. Eu tenho feito isso em todas as regiões, porque é saindo do gabinete e indo até onde os problemas estão que nós teremos condições de compreendê-los e encontrarmos as melhores soluções”, afirmou o governador durante entrevista para a imprensa da região. 

Romeu Zema aproveitou para fazer um balanço do primeiro ano de governo, ressaltando os principais avanços de sua gestão. “Este ano, apesar de todas as dificuldades, Minas avançou muito. Geramos 133 mil vagas com carteira assinada (de janeiro a novembro, segundo o Caged), o que é um avanço bem expressivo. Este ano também assinamos R$ 56 bilhões em protocolos de intenção de investimentos. O último governo, em quatro anos, assinou R$ 28 bilhões. Também alcançamos o menor índice de criminalidade, desde que a atual estatística da Polícia Militar sobre os crimes foi implementada. Falta dinheiro, mas isso não quer dizer que você precisa ficar parado. O que precisa de gestão está sendo feito e Minas está melhorando”, enfatizou. 

Dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças puderam ouvir diretamente do governador os principais projetos desenvolvidos pelo Executivo. Eles também tiveram a oportunidade de apresentar as principais demandas de suas cidades e da região do Sul de Minas. Durante o encontro com empresários, Zema também escutou as dificuldades encontradas em relação à economia, geração de energia e demais assuntos. Por fim, Zema ressaltou os desafios para os próximos anos de governo. 

“É extremamente importante, para que o Estado venha a arcar com todos esses compromissos, a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal, que será enviado à Assembleia no primeiro trimestre. Ele vai possibilitar a Minas corrigir o problema estrutural, porque o Estado continua gastando mais do que arrecada. O Regime é composto por três partes: reforma administrativa, Previdência e privatização. Se nós fizermos essas três lições de casa, Minas voltará a ser um estado viável, que vai poder voltar a construir estradas, reformar e equipar bem as suas escolas e hospitais e, principalmente, oferecer bons serviços ao cidadão. E é isso que eu quero deixar como legado”, finalizou. 

Compromissos 

O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo, destacou a relevância da presença do governador no interior do estado. “O governador tem que ir nas cidades para ver o que elas precisam, fortalecer a presença do governo nas regiões”, disse. O chefe do Executivo municipal também valorizou o compromisso da atual gestão com os repasses às prefeituras. “Nós, prefeitos, não tínhamos mais condições de governar, se não se regularizasse pelo menos os repasses constitucionais”, disse. 

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, e o deputado estadual Dalmo Ribeiro também estiveram presentes na reunião com os prefeitos e reafirmaram o empenho e trabalho do governador e sua equipe de governo em retomar o caminho do crescimento econômico mineiro. 

O secretário de Estado de Governo, Bilac Pinto, também acompanhou Zema nas agendas em Poços de Caldas e falou sobre o desafio de se desenvolver uma gestão eficiente para que as políticas públicas sejam levadas com qualidade aos cidadãos. 

“O esforço que o governador está fazendo é justamente para que a gente possa, de certa maneira, resgatar os municípios de Minas. Ele também acredita no pacto federativo, que o município deve se fortalecer. Essa é a grande mensagem do governador, de que, com o apoio dos nossos deputados estaduais e os prefeitos, vamos resgatar a autoestima dos municípios e o nosso Estado”, afirmou.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário