Portal da Cidade Guaxupé

Debate

Portal da Cidade e 87 Fm promovem 1° Debate on line com candidatos em Guaxupé

Debate com candidatos a prefeito acontece na próxima terça-feira (20), às 20h, com transmissão pela internet e rádio.

Postado em 15/10/2020 às 13:35 |

Dr.ª Salma, Dr. Éverton e Jorginho são os candidatos que participarão do primeiro debate on line em Guaxupé. (Foto: Divulgação)

Os mais de 38 mil eleitores de Guaxupé terão a oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos a prefeito de Guaxupé na próxima terça-feira (20), durante o 1° Debate Portal da Cidade Guaxupé/ 87 FM. O debate chama atenção pela inovação ao ser o primeiro produzido e exibido pela internet. Os ouvintes da Rádio Comunitária 87 Fm também poderão acompanhar o debate pela frequência 87,9 FM.

Participarão do debate os candidatos Dr.ª Salma (PDT), Dr. Éverton (PT) e Jorginho (Coligação “Guaxupé de Cara Nova”). Os candidatos Dr. Heber (Coligação “Gente que Ama Guaxupé”) e Zeitune (Coligação “Crescimento e Desenvolvimento Econômico”) foram convidados, mas não participarão do debate.  

No caso de Dr. Heber, a coligação afirmou, em nota enviada à direção do Portal da Cidade, que não participará do evento devido aos “ataques bélicos” que o candidato vem sofrendo dos concorrentes. Já no caso do candidato Zeitune, uma falha de comunicação interna impediu a participação dos representantes na reunião que definiu as regras do debate, no dia 09 de outubro. 

“O convite a todos os candidatos foi enviado ao mesmo tempo, dois dias antes da realização da reunião. Entrei em contato com todos os candidatos até o último momento para confirmar a participação. Quando estávamos começando a reunião foi que recebi a nota da Coligação “Gente que ama Guaxupé”, avisando sobre a não participação no debate, mas não recebi nenhuma nota ou justificativa da Coligação “Crescimento e Desenvolvimento Econômico”, explica a diretora Executiva do Portal da Cidade Guaxupé, Ana Carolina Negrão. 

Posteriormente, o candidato Zeitune tentou a participação no debate, mas não houve unanimidade dos outros três candidatos sobre a participação do MDB. “ O Jorginho e a Dr.ª Salma aceitaram a participação, mas o candidato Dr. Éverton alegou que todos tiveram a mesma oportunidade de participação na reunião. Acredito que essa é uma decisão que tenha que ser unânime entre os concorrentes, uma vez que há uma ata assinada e teríamos que fazer uma nova reunião para definir as regras do debate. Inclusive essas regras foram adaptadas na reunião porque esperávamos a participação dos demais candidatos”, ressalta Ana Carolina. 

Em nota encaminhada ao Portal da Cidade Guaxupé, a Coligação “Crescimento e Desenvolvimento Econômico” colocou-se à disposição, caso um novo debate seja promovido. 

Participação Feminina 

Este será o primeiro debate político de Guaxupé mediado por uma mulher. “ Tive a experiência de participar da produção de três outros debates políticos promovidos pela TV Sul Educativa em eleições anteriores. Acredito que essa seja uma eleição histórica para a mulheres. Temos uma candidata à prefeitura, três candidatas à vice e 85 mulheres concorrendo a uma vaga na câmara e agora a primeira mediadora de um debate. Isso mostra a participação feminina na política de nossa cidade e espero que isso cresça a cada eleição”, disse a jornalista.

Participação da população 

A população de Guaxupé poderá participar do debate com perguntas, em vídeos, sobre assuntos da cidade. O cidadão deverá se identificar com nome completo no vídeo, bairro onde mora e a pergunta. Serão selecionadas três perguntas com temas gerais, que serão respondidas por todos os candidatos.

Os vídeos devem ser enviados para o whatsapp (35) 99963-4201 até o domingo (18).

Regras 

O debate será dividido em quatro etapas. No primeiro bloco, os candidatos respondem a perguntas do Portal da Cidade Guaxupé e Rádio Comunitária 87 FM Guaxupé. Um segundo candidato comenta sobre as respostas dado pelo primeiro.

O segundo e terceiro blocos serão de embate entre os candidatos. A ordem de perguntas e respostas foi definida em sorteio prévio.

O quarto bloco será com perguntas da população para os três candidatos. O quinto bloco será de considerações finais dos candidatos.

Representantes dos candidatos participaram de reunião com a OAB para definir as regras do direito de resposta. (Carol Negrão)

“O formato será enxuto pelo fato de estar numa linguagem para internet”, diz a jornalista Ana Carolina Negrão. Ainda de acordo com ela foi realizada uma reunião com representantes dos candidatos e o presidente da 57ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB) Marco Antônio Alves, para definir as regras do pedido de direito de resposta. 

Protocolo sanitário 

Por causa da pandemia do novo Coronavírus, o debate terá protocolo sanitário rígido. O evento acontece no auditório Elias José, que foi cedido pelo UNIFEG. Só será permitida a entrada de pessoas inscritas em uma lista de presença. Cada candidato poderá ser acompanhado do vice e de um assessor.

A imprensa de Guaxupé será convidada a assistir ao debate com um único representante, além da comissão da OAB e a equipe técnica e produção.

O debate será exibido no canal do Youtube do Portal da Cidade e facebook às 20h da próxima terça-feira (20).

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.

Fonte:

Receba as notícias de Guaxupé no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário