Portal da Cidade Guaxupé

tensão

Para vereador, CPI tem cheiro de pizza

Circo, pizza e renúncia de membro CPI movimentaram o início da sessão ordinária da Câmara Municipal.

Publicado em 12/11/2019 às 00:47
Atualizado em

Para Jorginho, CPi tem cheiro de pizza. (Foto: Carol Negrão)

Ari Cardoso pediu para sair da comissão (Foto: Carol Negrão)

Zettinho usou nariz de palhaço na tribuna e reclamou da interferência externa. (Foto: Carol Negrão)

Não era quarta-feira, quando acontecem as sessões da CPI da Iluminação Fotovoltaica dos Trevos, mas a comissão foi o tema do início da 16ª Sessão Ordinária na noite desta segunda-feira (11). O vereador Donizette Luciano dos Santos (PT do B), presidente da CPI usou a tribuna na casa usando um nariz de palhaço. A atitude foi em referência às declarações do vereador Jorginho ao Portal da Cidade na semana passada, que chamou a CPI de circo.

“Já que as nossas oitivas são circo, eu realmente estou me sentindo que estou em um circo mesmo. Estou me sentindo um verdadeiro palhaço, porque eu sou a única pessoa que não queria estar nessa CPI, eu não assinei essa CPI”, disse Zettinho, no início de seu discurso na Tribuna. 

O presidente da CPI reclamou da interferência externa nos trabalhos da CPI da Iluminação Fotovoltaica dos Trevos. “ Principalmente do vereador proponente (Jorginho) na tentativa de manipular os membros da CPI. Acredito eu que o vereador proponente jamais deveria tentar interferir nos trabalhos da Comissão, até porque é parte direta. O vereador tenta descredibilizar os trabalhos da comissão dando a entender que seus membros não têm condições de tocar a CPI. (..) Como abro espaço para um se não posso abrir espaço para o executivo”, reclamou Zettinho mostrando nervosismo diferente do comportamento calmo, que é o seu habitual.

Pizza 

O assunto ainda foi tema de debate durante o grande expediente. O vereador Jorge Batista Bento da Paz (SOL) rebateu a fala de Zettinho. “ Referente ao que o vereador disse, o que posso dizer é o nariz de palhaço ficou muito bem, combinou com você como presidente da CPI. Você citou aqui o princípio da impessoalidade e também anotei, porque o princípio que mais está sendo infringido no andamento desta comissão. Em qualquer trabalho investigatório, o princípio básico dela é chegar à verdade real dos fatos. Vocês estão cansados de assistir às CPIs na Câmara dos Deputados Federais. A primeira fala é dos integrantes da comissão. Depois que todo mundo da comissão fazer todas as perguntas, passa-se a palavra aos demais parlamentares que não compõem a CPI”, exemplificou Jorginho ressaltando que as perguntas foram protocoladas com antecedência à CPI.

O vereador que propôs a CPI ainda disse que não participaria mais das oitivas, uma vez que o processo de investigação está maculado. “Dá para sentir o cheiro de orégano. Dá para sentir que o resultado dessa CPI está bem previsível, porque mais parece advocacia de defesa dos acusados”, disse Jorginho.

Após a fala de Jorginho, Ari Cardoso (PTB), que é membro da CPI, pediu para sair da comissão. “ Eu não quero mais fazer parte da CP, para você nomear outro porque o rumo que está tomando não quero mais fazer parte dessa CPI e eu tenho direito de pedir que o senhor nomeie outra pessoa”, pediu Ari Cardoso ao presidente da Câmara, Léo Moraes. Na manhã desta terça-feira (12), o Portal da Cidade conversou com o vereador e questionou os motivos. Ari falou mais uma vez sobre os rumos da CPI. “ A imprensa estava lá na última oitiva e viu o que aconteceu”, disse o vereador.  

O presidente Léo Moraes solicitou à Ari que a renúncia ao cargo na CPI fosse realizado por escrito.

A próxima oitiva da CPI acontece amanhã (13) às 14h, na Câmara Municipal.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário