Portal da Cidade Guaxupé

Moto taxistas

Moto taxistas pedem regulamentação da atividade em Guaxupé

Em dezembro, trabalhadores do setor foram proibidos de exercer a atividade. Categoria pede regulamentação em Guaxupé.

Publicado em 12/02/2020 às 02:40

Moto taxista Natanael usou a tribuna da Câmara para pedir a regulamentação da atividade em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Moto taxistas de Guaxupé comparecem à Câmara Municipal na última segunda-feira (10) para reivindicar a regulamentação da atividade no município. O representante do grupo, Natanael de Brito, usou a tribuna popular e pediu apoio dos vereadores à causa.

O debate sobre a regulamentação da atividade de moto taxistas em Guaxupé acontece há tempos, mas ficou mais intenso no mês de dezembro, quando blitzen realizadas pela Polícia Militar e pelo DIMUTRAN advertiram os profissionais sobre a ilegalidade da atividade em Guaxupé.

À época, o Portal da Cidade Guaxupé conversou com o Secretário de Segurança Pública, Major Márcio, que informou que a atividade não era regulamentada no município e por isso os profissionais do setor trabalhavam na ilegalidade, mas não informou o porquê, mesmo a profissão sendo reconhecida em âmbito nacional.

A profissão de moto taxista é regulamentada em todo o Brasil pela lei nº 12.009, de 2009.

A mesma lei prevê que a atividade pode ser exercida por profissional com mais de 21 anos, possuir dois anos de habilitação na categoria “A”, ser aprovado em curso especializado do CONTRAN e usar colete refletor.

A lei ainda prevê que moto taxistas somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

Trabalhadores 

Em Guaxupé, aproximadamente 30 trabalhadores exercem a atividade de moto taxistas. Durante o uso da tribuna, o representante da categoria criticou as autoridades municipais pela falta de regulamentação. “ Eu tenho empresa aberta como moto frete como atividade primária e moto taxista como atividade secundária. Eu pago meu imposto mensalmente porque tenho empresa aberta. Os moto-taxistas são trabalhadores que movem a economia da cidade, gastamos com oficina, em postos de combustíveis e também em outros locais como mercados. Estamos querendo apenas regulamentar a nossa profissão”, solicitou Natanael.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário