Portal da Cidade Guaxupé

Nova Política

Guaxupeana é selecionada para o RenovaBR

Escola de formação partidária selecionou mais de mil pessoas para participar do treinamento.

Publicado em 19/08/2019 às 00:05

Gisele foi primeira guaxupeana selecionada para o Renova BR. (Foto: redes sociais)

Iniciativa tem o objetivo de promover a educação política. (Foto: Divulgação)

No último dia 05 de agosto a iniciativa RenovaBR divulgou a lista de candidatos aprovados para o treinamento de lideranças em 2020. Entre os 1415 candidatos selecionados, está a web designer Gisela Bileia, de Guaxupé. Todos os alunos do RenovaBR passam por uma série de avaliações e têm seus históricos verificados, antes de serem selecionados.

“Um amigo, por saber do meu interesse por política, me enviou o link do processo seletivo e me incentivou a participar. Eu já tinha ouvido falar do RenovaBR, então eu comecei a pesquisar informações mais detalhadas e achei bem interessante a proposta deles”, afirmou Gisele ao Portal da Cidade Guaxupé.

Para ela, participar do RenovaBR é oportunidade de conhecimento. “ Eu acredito que um dos maiores patrimônios pessoais que nós podemos ter é a Educação e o corpo docente do RenovaBR é formado por grandes nomes, pessoas com formação sólida em suas áreas, com grande conhecimento e experiência em Política, Economia, Ciência Social, Legislação, entre outras áreas fundamentais para compreensão da estrutura do Brasil, então, veja só, com toda certeza ao final do curso, eu terei uma formação que me permitirá compreender, articular e participar da vida política de uma forma mais efetiva. "

O RenovaBR é uma escola de formação com o objetivo de formar lideranças políticas e sem atuar necessariamente em um cargo eletivo. Uma das liberdades que o RenovaBR oferece é não ter necessidade de filiação partidária, que é o caso de Gisele.Entre os políticos formados pelo RenovaBR estão deputados federais eleitos como Tiago Mitraud (MG), Joenia Wapichana (RR) e Tábata Amaral (SP). 

O RenovaBR está em sua segunda edição e o processo seletivo desse ano recebeu 31 mil inscritos, sendo mais de mil selecionados. “ Passamos por três testes eliminatórios: provas de atualidades, posicionamento político, raciocínio lógico e um vídeo sobre nossa trajetória e motivações. A banca do RenovaBR também faz algumas checagens dos antecedentes do candidato a aluno, por exemplo, ser ficha limpa é uma exigência”, lembrou Gisele.

Interesse

De acordo com Gisele, o interesse pela política começou na época do ensino médio. “Desde da época do Ginásio, do processo de impeachment de 1992 para cá, eu sempre acompanhei o que acontece na área política da cidade, do estado, do país e do mundo. E eu também sempre articulei politicamente dentro dos meus espaços de convívio, porque, embora alguns ainda não se compreendam como tal, todo ser humano é político por natureza, né!”, ressaltou.

Para Gisele, a formação no tema é fundamental para todos os agentes públicos. “Principalmente nesse momento em que vivemos, é fundamental que política seja pautada por evidências e dados científicos. O ideal seria que todos que fossem atuar como agentes políticos, principalmente em cargos eletivos e de indicação, já chegassem ao serviço público com uma bagagem teórica básica dos processos que envolvem a administração pública, de legislação, de Direitos Humanos, da realidade, do funcionamento e dos desafios de sua cidade, etc., isso evitaria promessas, projetos, propostas e discussões inviáveis, impraticáveis e até mesmo ilegais, entre outros dissabores. Embora seja necessária muita boa vontade para ser fazer política, não se faz política só com boa vontade. Mas, lógico, há exceções. Tem muitos que são políticos por vocação, tem gente que não tem base essa teórica e que faz política mais de prática, no dia a dia e que tem muito para acrescentar, nesses casos, com um bom corpo técnico, ou seja, cercado de pessoas com formação, tem tudo para fazer uma boa política”, finalizou. 

Fonte:

Deixe seu comentário