Portal da Cidade Guaxupé

cÂMARA

Comissão de Saúde da Câmara deve apurar suspeita de desvio na Santa Casa

Requerimento foi feito vereador Danilo Martins, com apoio de Maria José. João Fernando foi indicado para a comissão.

Publicado em 15/07/2020 às 02:24

Vereadores realizaram primeira reunião por videoconferência em Guaxupé. (Foto: Reprodução/Facebook)

Os vereadores de Guaxupé realizaram na noite dessa segunda-feira (14) a primeira sessão por vídeo conferência da história do legislativo. Durante a sessão remota, os vereadores votaram, em primeiro turno, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2021. Mas um dos assuntos de destaque da sessão foi a votação o requerimento do vereador Danilo Martins, e endossado pela vereadora Maria José Cyrino, para que a Comissão de Saúde da casa apure as suspeitas de desvio de recursos na Santa Casa da cidade.

“Para deixar bem claro, a gente tem que ter cautela com esse assunto. Tive apoio da vereadora Maria José. A Santa Casa é a maior interessada em fazer isso. Apesar de que a Santa Casa fez uma prestação de contas no dia em que fiz esse requerimento. De qualquer maneira, uma prestação de contas superficial, sem documentos, porque foi uma prestação de contas para a internet. Mas acho que a Câmara Municipal não pode se omitir diante de uma acusação dessa, se é verdade ou não, a investigação da Câmara e outros órgãos públicos competentes é que vai dizer e vai deixar claro”, explicou Danilo.  

O requerimento também pede que a vereadora Drª. Salma, que é presidente da comissão e também diretora clínica da Santa Casa, seja substituída por outro vereador. “E cabe dizer que o requerimento para afastar a presidente da comissão, a Drª Salma Regina Gallate, não diz respeito, em qualquer momento, de desconfiança em relação a doutora Salma. Inclusive porque o cargo dela lá, não é um cargo administrativo, é um cargo técnico da área médica. É apenas para que não haja nenhum tipo de conflito e a própria vereadora ficar numa situação desconfortável em conduzir uma investigação numa instituição que é empregadora dela”, disse Danilo.

“Esse endosso veio do clamor popular. Achei pertinente o que ele escreveu sobre a doutora. O que pedimos é a elucidação dos fatos. Acredito que os colegas da comissão tenham condição de tocar a investigação”, explicou Maria José.

O requerimento foi aprovado por unanimidade. O presidente Léo Moraes, indicou o João Fernando de Souza para integrar a Comissão de Saúde no lugar da vereadora Salma. Ainda fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Francis Osmar e Luzia Angelini, que é relatora da comissão. Luzia mostrou preocupação com a investigação. “ A gente tem que se reunir com o procurador para gente saber a competência da Câmara. Não estou me indispondo de investigar, mas como a gente não sabe de onde vem essa verba, precisamos do apoio do assessor Jurídico”, ponderou.

Terminal Urbano 

As obras do Terminal Urbano foram, mais uma vez, tema de debate entre os vereadores. Maria José Cyrino cobrou resposta do executivo ao ofício enviado no mês passado, questionando as denúncias feitas por funcionários da obra. Já o vereador Chico Timóteo, que está na Comissão de Obras, informou que a empresa que executa a obra, a Cordefer, teria feito “a mais do que medição”.

Ofícios 

A vereadora Maria José cobrou repostas dos ofícios enviados em que questiona, inclusive a aplicação de testes de Covid-19. “Quero saber se está sendo feito apenas testes rápidos ou testes de PCR. Sobre as aulas, no dia 1° de julho teve reunião (com a Secretaria de Educação) e não foi mudado nada em relação ao que foi falado a reunião. Sobre o aterro sanitário, tive uma denúncia de incêndio. Tinha muito lixo a céu aberto. Até porque o prazo de prorrogação vence no dia 31 de julho. O prédio da Usina já está pronto, eu estive visitando pelo lado de fora”, disse a vereadora.

Wilson Tomate agradeceu o empenho do secretário de Governo, Artur Gonçalves Filho, que teria atendido aos pedidos do vereador.

Logo depois, João Fernando de Souza pediu então para que Tomate entregue os requerimentos que ele fez ao secretário, uma vez que não recebe respostas dos ofícios. “Já que o Tomate está sendo bem atendido, vou passar meus requerimentos para ele. Porque não estou sendo atendido. Em dezembro pedi a colocação de duas placas no Jardim Aeroporto. Em cima da ponte na Paulo Ribeiro do Valle, a cobertura está muito ruim. Seria interessante, Tomate, pedir uma fiscalização com maior rigor nas barreiras. Tive depoimento de que está muito fácil passar pela entrada”, salientou João Fernando.

Os vereadores devem reunir-se novamente, por videoconferência, nesta quarta-feira (15), às 19h, para continuar a votação de projetos de lei que estavam na pauta de segunda-feira, mas que por causa do tempo regimental, não foram debatidos. 

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário