Portal da Cidade Guaxupé

Regulação

Com silêncio da Prefeitura, moto taxistas cobram regulamentação da atividade

Categoria vem pedindo junto à prefeitura a regulamentação desde dezembro. Até o momento prefeitura não sinalizou interesse em resolver o impasse.

Publicado em 21/02/2020 às 07:38
Atualizado em

Moto taxistas querem posicionamento do executivo para regulamentação da atividade em Guaxupé. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Natanael teve prejuízo no fim do ano por causa da fiscalização, mesmo com lei federal regulamentando a atividade. (Foto: Carol Negrão/ Portal da Cidade)

Desde dezembro de 2019, moto taxistas de Guaxupé vivem em clima de expectativa para resolver o impasse da regulamentação da categoria. Mesmo com lei federal nº 12.009/2009, que regulamenta a profissão em todo o território nacional, os trabalhadores tiveram motocicletas apreendidas e foram impedidos de trabalhar em Guaxupé pelo Departamento Municipal de Trânsito e Polícia Militar durante o Natal. 

Os profissionais da área tiveram apoio de onze, dos treze vereadores de Guaxupé, que encaminharam anteprojeto de lei municipal para o executivo para regulamentar a profissão. O presidente da Câmara, Léo Moraes, e o líder do prefeito na casa Danilo Martins foram os únicos vereadores que não assinaram a proposta de anteprojeto. Mas até o momento, a prefeitura não informou quando o projeto de lei do executivo regulamentando a atividade de moto táxi será apresentado na Câmara.

Falta de oportunidades

O Portal da Cidade Guaxupé conversou com um grupo de moto taxistas dias depois de um representante da categoria ter cobrado dos vereadores a regulamentação da atividade na Tribuna Popular da Câmara. O grupo aguarda com expectativa para que a regulamentação seja votada.

Para a maioria dos moto taxistas da cidade, a atividade foi alternativa para o desemprego.

“Virei moto taxistas por falta de emprego. Levei currículo em várias firmas e não consegui e acabei optando por ser moto taxistas, já tinha moto”, explicou André Alcântara, que possui CNPJ de Microempreendedor Individual como moto frete e moto taxista.

Para Natanael Brito, que representou a categoria na Tribuna Popular da Câmara, os moto taxistas também movem a economia da cidade. Atualmente, entre 20 e 30 profissionais trabalham no setor, em Guaxupé. “A gente uso posto de combustível, oficina, faz compra em mercados”, ressaltou Natanael, que fica preocupado caso a regulamentação não seja feita.

“Depende do Prefeito. Na cidade não tem emprego, ele que arrume emprego para nós. Porque nós vamos fazer o quê? Hoje eu estou com 47 anos, então para mim, arrumar emprego vai ser difícil e eu estou neste ramo há 14 anos. O moto taxi é muito bem aceito pela população, principalmente porque nas firmas mais distantes. Na hora almoço precisa ir ao banco, chama o moto taxi e vai pagar uma taxa de R$12 ida e volta e táxi ele vai pagar R$40, quer dizer que o que ele ganha por dia foi embora. Dia de domingo tem lugar que a circular não passa, e a população acaba utilizando o moto taxi.”, explicou o mototaxista, que teve prejuízo no mês de dezembro por causa da fiscalização.

Fiscalização e prejuízos

No mês de dezembro de 2019, o debate da falta de regulamentação dos moto taxistas veio à tona por causa de fiscalizações feitas pela Polícia Militar e DIMUTRAN, que apreendeu e multou profissionais.

“ Inclusive vieram aqui no Moto Rápido, a PM, a GCM e fiscal da prefeitura, acho que eu estava sendo considerado o maior traficante aqui do pedaço porque encheu a minha porta de viatura. Quer dizer que vem o prejuízo. Me senti constrangido e eles botaram pressão. Na mesma hora eu mandei mensagem para os meus fregueses dizendo que não ia trabalhar mais. E depois você conquistar o freguês de novo é complicado e daí vem o prejuízo. Além do constrangimento que tive aqui na porta também. Bastava vir o fiscal e ver o Alvará, pronto e acabou. Foi muito constrangimento”, lembrou Natanael.

Clima tenso

Segundo a categoria, a falta de regulamentação também aumenta o clima de tensão entre os profissionais e os motoristas de aplicativos, com os taxistas da cidade.

André Alcântara/ Moto Taxista/ Guaxupé

Tensão

“ É uma complicação bastante tensa, principalmente entre os moto taxistas e aplicativos, e os taxistas, porque os de aplicativo com os moto taxistas não estão tendo nenhum problema, nenhum confronto. Mas já entre os moto taxistas já tem confronto eles acham que a gente prejudica ele tirando freguesia. Mas quem anda de taxi não vai andar de moto”

André Alcântara/ Moto Taxista/ Guaxupé

 

“A única coisa que queria pedir é o apoio da população para Prefeitura liberar para gente poder trabalhar. São Sebastião do Paraíso tem regulamentação, Passos tem, Itaú de Minas, que é pequena, tem central de moto taxi. Só Guaxupé que é isso daí”, apelou Natanael.

O que diz a Prefeitura

Na ocasião da fiscalização do serviço de mototaxi em dezembro, o Portal da Cidade Guaxupé questionou o secretário de Segurança Pública, Major Márcio, sobre a falta de regulamentação da atividade em Guaxupé, mesmo sendo reconhecida por lei federal, mas o secretário não soube informar. Por duas vezes o portal questionou a assessoria de comunicação da prefeitura sobre quando o projeto de lei será apresentado à Câmara, mas não obtivemos resposta.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário