Portal da Cidade Guaxupé

Eleições

Câmara promove curso para Pré-Candidatos a Vereador

Encontro reuniu participantes de Guaxupé e região e debateu processo legislativo, marketing, direito eleitoral e oratória.

Publicado em 14/11/2019 às 00:02

Público participa do curso para Pré-Candidatos a Vereador. (Foto: Carol Negrão)

Bruna, Pedro Alves, o vereador Léo Moraes, professor Ivan e professor Wladimir. (Foto: Carol Negrão)

O assessor da Câmara, Pedro Alves falou sobre Marketing Político. (Foto: Carol Negrão)

Professor Ivan Capdeville ministrou curso de oratória aos presentes. (Foto: Carol Negrão)

Bruna Luiza é diretora da Escola do Legislativo. (Foto: Carol Negrão)

Público participa do curso para Pré-Candidatos a Vereador. (Foto: Carol Negrão)

A Câmara Municipal de Guaxupé promoveu nessa terça-feira (12) e quarta-feira (13) o primeiro Curso para Pré-Candidatos a Vereador. O curso reuniu aspirantes ao cargo do legislativo municipal das cidades de Guaxupé, Cabo Verde, Tapiratiba, Botelho, Juruaia, São Pedro da União, Monte Belo, Muzambinho, entre outras. Até mesmo vereadores em exercício do mandato participaram. Uma curiosidade é que, dentre os vereadores de Guaxupé, somente os legisladores de primeiro mandato participaram do curso. O curso é realizado pela Câmara com parceria da Escola do Legislativo.

“Foi uma ideia que surgiu de uma forma informal. Foi numa viagem que os professores estavam indo para BH depois de ter acontecido aqui um evento que foi o “Encontros para Política”. Depois eles trouxeram essa ideia e a gente mostrou para o Léo (Moraes, presidente da Câmara) que gostou da ideia e a Câmara Municipal, junto com a Escola do Legislativo, concretizou, sendo o primeiro curso da região”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Bruna Luiza dos Santos. 

Na primeira noite de evento, os participantes aprenderam sobre Oratória, com o professor Ivan Capdeville, mestre em Linguística pela UFMG; e sobre Processo Legislativo com o Consultor da ALMG Wladimir Rodrigues Dias, que também ministrou palestra sobre Direito Eleitoral na segunda noite de evento. Fechando a programação, o assessor de comunicação da Câmara, Pedro Alves, falou sobre marketing político. 

Entre os participantes do curso, rostos novos que nunca concorreram á eleição como o caso do engenheiro Gustavo Vinícius Silveira, que tem a pretensão de se candidatar. “Gostei muito do curso porque muitos de nós não sabemos como funciona, como várias alterações nas leis, como vão ser as campanhas, foi muito produtivo. Os professores bem qualificados, a oratória muito boa. Acho que acrescentou bastante”, explicou.

Alterações 

Para as próximas eleições, no ano que vem, haverá mudanças na eleição para vereadores. Não haverá mais coligação, e o efeito “Tiririca”, de candidatos populares que acabam elegendo outros com menos votos deverá deixar de existir. “ Na próxima eleição devemos ter o desempenho individual mínimo, ou seja, para que um partido eleja um candidato, deverá alcançar pelo menos 10% do quoeficiente eleitoral”, alertou Wladimir.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário