Portal da Cidade Guaxupé

Mudanças

Câmara Municipal realiza primeira votação eletrônica

Sistema de votação eletrônica vem sendo instalado na casa há aproximadamente 4 meses e deverá ser usado em todas as sessões com votação.

Publicado em 18/10/2019 às 08:52
Atualizado em

Vereadores agora utilizam tablets para votar projetos na Câmara Municipal de Guaxupé (Foto: Carol Negrão)

A Câmara Municipal de Guaxupé estreou na segunda-feira (14), durante a 14ª Sessão Ordinária, o sistema de votação eletrônica de projetos. O sistema foi instalado pela empresa J Brasil, de Uberlândia, mesma responsável pelo sistema de informática da Câmara de Guaxupé.

Cada vereador terá um tablet para votar “sim”, “não” e “abstenção” de projetos. Os votos aparecem em tempo real em três monitores que foram instalados no plenário. Além da votação, o sistema faz a cronometragem do tempo de fala dos vereadores durante a grande expediente e do uso da tribuna.

Segundo o assessor de comunicação da Câmara, Pedro Alves, o sistema ainda está em fase de adequação. “Ele segue a ordem regimental e muitas vezes há pedido de segunda votação de um projeto em uma mesma sessão, por isso estamos adequando o sistema para a Câmara de Guaxupé”, explicou.

O valor investido no sistema não foi divulgado.

Votação

Os vereadores aprovaram em segundo turno, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo que cria o Programa da Saúde Animal. Os legisladores aprovaram em dois turnos, o PL que obriga o curso de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas, conhecida como “Lei Lucas”. O projeto foi indicação de Danilo Martins, que defendeu a pauta ao usar a tribuna da Câmara.

Os vereadores ainda aprovaram dois projetos que permitem a cessão do hangar 2 para o Aeroclube de Guaxupé.

Mercado Municipal

Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei do executivo que cede os 12 boxes do Mercado Municipal e o ponto de ônibus do local para a Associação do Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Guaxupé (APRAF). Os boxes em questão possuem 156m² e serão usados pela entidade para comercialização dos produtos da agricultura familiar como verduras, legumes, queijos e doces produzidos artesanalmente.

De acordo com a lei, a manutenção dos boxes e do ponto de ônibus ficará a cargo da entidade.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário