Portal da Cidade Guaxupé

#PJ2019

Câmara Municipal de Guaxupé realiza lançamento do Parlamento Jovem 2019

Tema do PJ deste ano é a Discriminação Étnico-Racial. Etapa municipal termina no dia 21 de junho.

Publicado em 14/03/2019 às 22:11
Atualizado em

Abertura do Parlamento Jovem 2019 aconteceu na Câmara Municipal de Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

O presidente Léo Moraes lembrou a tragédia em Suzano, durante a abertura do PJ. (Foto: Carol Negrão)

O professor do UNIFEG Egberto Pereira dos Reis ministrou palestra sobre política. (Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

(Foto: Carol Negrão)

Estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas de Guaxupé participaram na noite da última quarta-feira (13) do lançamento da etapa municipal do Parlamento Jovem 2019. Esta é a 5ª edição do programa em Guaxupé.

A cerimônia de abertura do PJ em Guaxupé foi conduzida pelo vereador Léo Moraes (PSDB), presidente da Câmara. O legislador começou a sessão pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas do massacre na escola Raul Brasil, em Suzano. “Muitos adolescentes não voltaram para casa neste dia”, lamentou o vereador. A abertura ainda contou com palestra sobre política, ministrada pelo professor do UNIFEG, Egberto Pereira dos Reis.

 O programa de formação política, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), há 15 anos oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de conhecer mais de perto o exercício da política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Além de Guaxupé, outros 111 municípios participam do projeto.

Depois de mobilizar os alunos, de março a maio serão promovidos os cursos de formação para coordenadores regionais, as oficinas de formação política e temática, de planejamento e execução do diagnóstico local, de redação das propostas e de preparação para as plenárias, nas quais serão discutidas e votadas as sugestões que vão compor o documento sobre o tema da edição, a ser entregue às câmaras municipais.

Uma das ações promovidas nesse período é a campanha "#ComoVejoMinhaCidade", que consiste no compartilhamento de fotografias relacionadas à atuação dos participantes e ao tema na fanpage do Facebook.

Durante a elaboração do diagnóstico, os estudantes farão, além das imagens, entrevistas, oficinas e enquetes para tentarem perceber os problemas e as demandas locais no que diz respeito à questão racial.

Segundo semestre - Em agosto, o PJ Minas realiza as plenárias regionais, que também vão elaborar e priorizar as propostas mais votadas. O documento consolidado do polo será encaminhado à coordenação estadual. Nessa fase, será feita a inscrição dos participantes das atividades da última etapa a ser realizada, em Belo Horizonte.

A plenária estadual, promovida no Palácio da Inconfidência da ALMG, reunirá os representantes dos polos regionais, no dia 20 de setembro, para votação final das propostas, após a discussão do tema em grupos de trabalho. Nessa fase, é escolhido ainda o tema para a próxima edição do programa.

* Com informações da ALMG.

Fonte:

Deixe seu comentário