Portal da Cidade Guaxupé

aGOSTO lILÁS

Violência Sexual de crianças e adolescentes é tema de live da PCMG

Série de Lives nas redes sociais acontece até o dia 07 de agosto. Iniciativa tem o objetivo de mostrar as ações da Polícia Civil durante o Agosto Lilás.

Publicado em 05/08/2020 às 04:56

Polícia Civil de Minas Gerais promove série de lives sobre violência Doméstica. (Foto: Divulgação)

A primeira "live" promovida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na noite desta segunda-feira (3), foi comandada pela delegada Renata Ribeiro e recebeu a psicóloga, analista da PCMG, Lusia Jaqueline, ambas da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

A live faz parte das ações da PCMG em apoio ao movimento Agosto Lilás, pelo enfrentamento da violência contra a mulher. Durante toda a semana, delegadas da PCMG, que atuam em Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deam), farão transmissões ao vivo pelo instagram pcmg.oficial, sempre às 20h, com convidadas para debater temas relacionados à violência contra a mulher.

Na noite da segunda-feira, Renata Ribeiro iniciou sua transmissão pontuando que 60% dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes acontecem contra meninas. Dessas, 35% das vítimas possuem entre 0 e 11 anos e 65%, entre 12 e 17 anos . 

A psicóloga convidada falou sobre os sinais apresentados pelas crianças que são vítimas de abusos, compartilhou diversas experiências de escutas especializadas e ponderou em relação à importância do diálogo com as crianças sobre o corpo e possíveis abusos sem ser assertivo ou diretivo nos questionamentos. "É importante manter o diálogo com as crianças desde cedo, sobre o corpo e seus limites para buscar evitar esses crimes e sempre deixar a criança a vontade para falar sobre sua intimidade" pontuou. 

A delegada também aproveitou para divulgar a cartilha de abusos sexuais direcionada às crianças, que está disponível no destaque PCMG/Orienta do Instagram. Para finalizar a live, Renata fez agradecimentos à toda a equipe da Depca e a todos que assistiram a live, e fez o convite para a transmissão desta terça-feira (04) com a delegada da Deam de Montes Claros, Karine Maia e a neuropsicológa Aldelucia Castro. 

Até o fim da manhã desta segunda-feira a live registrava mais de 4 mil visualizações no IGTV pcmg.oficial. 

Confira a programação das lives: 

05/08 - Quarta-feira - Delegada Ariadne Elloise Coelho, Deam de Betim com a Psicóloga Nara Miranda Souza Doné Sorrentino falam sobre Tipos de violência com ênfase na Violência Psicológica. 

06/08 - Quinta-feira - Delegada Kiria Orlandi, Deam de Diamantina com a Delegada Bianca Prado, Deam de Santa Luzia, falam sobre Delegacia Virtual e Subnotificações. 

07/08 - Sexta-feira - Delegada Mariana Pontes Andrade, Deam de Uberada com a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Uberaba, Anna Maia Jampaulo falam sobre A importância da Rede de Proteção.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário