Portal da Cidade Guaxupé

FOGO

Incêndios atingem 110 hectares nas zonas rurais de Guaxupé e Guaranésia

Nessa quarta-feira (18) os bombeiros militares trabalharam para controlar seis incêndios.

Publicado em 19/09/2019 às 07:40
Atualizado em

Chamas atingiram pastagens e mata, em Guaranésia. (Foto: CBMMG)

Coluna de fumaça pode ser avistada de longe em Guaranésia. (Foto: CBMMG)

Bombeiros gastaram 10 mil litros de água para combater as chamas em Guaranésia. (Foto: CBMMG)

No período da noite outro incêndio às margens da BR-491 chegaram a altura dos fios de alta tensão. (Foto: CBMMG)

Dois incêndios de grandes proporções foram registrados ontem (18) nas zonas rurais de Guaranésia e Guaxupé. Ao todo, 110 hectares e mata e pastagens foram queimados nas ocorrências. Além dessas duas ocorrências de maior proporção, os bombeiros militares de Guaxupé controlaram outros 4 incêndios em lotes vagos e às margens das rodovias.

No primeiro caso, em Guaranésia, a suspeita é que o incêndio tenha começado por causa de um curto circuito em um transformador de energia em uma propriedade rural. O fogo devastou cerca de 109 hectares de pastagens, matas ciliares, matas nativas e plantações de eucalipto na fazenda Chave e de sítios vizinhos à Destilaria Alvorada do Bebedouro, em Guaranésia.

De longe foi possível avistar a coluna de fumaça do incêndio na zona rural de Guaranésia. (Foto: CBMMG)

Funcionários das fazendas, sitiantes vizinhos, moradores de Guaranésia, funcionários da Prefeitura e da Câmara Municipal de Guaranésia, auxiliaram no combate às chamas que durou mais de sete horas e consumiu mais de 10 mil litros de água até que o fogo fosse contido e confinado em um bloco isolado de mata que queima até o momento devido a impossibilidade de equipes conseguirem adentrar o matagal para realizar combate direto.

Já no começo da noite, outro incêndio iniciado supostamente de forma criminosa às margens da BR 491, próximo ao Trevo do Japy, atingiu uma plantação de eucaliptos e pastagens às margens do córrego Japy.

Durante a noite, Bombeiros apagaram incêndio às margens da rodovia BR-491, próximo ao Trevo do Japy. (Foto:

As chamas foram contidas pela equipe de combate à incêndios do 4º Pelotão depois de quase duas horas de combate com abafadores e com a ajuda do funcionário do Cooxupé, Wilson Reis da Silva. Cerca de um hectare de vegetação rasteira e mata ciliar ao córrego do Japy foram destruídos pelas chamas, que em alguns pontos, de tão altas, chegaram a tocar os fios da rede elétrica.

Regra dos 30

As condições climáticas dos últimos dias favorecem a propagação de incêndio em grandes proporções. É a chamada regra dos 30: temperaturas acima de 30°C, umidade do ar abaixo de 30% e ventos com velocidade acima de 30km/h são o bastante para  provocar incêndios de grandes proporções.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) emitie novo alerta de baixa umidade em Guaxupé e nas cidades da microrregião. A umidade relativa prevista nesta quinta-feira no município deve ficar em níveis preocupantes entre 13% e 30%.

Por causa disso, o Corpo de Bombeiros de Guaxupé faz o alerta. " Durante a manhã é mais tranquilo, mas a partir das 14h já começam os focos e as condições climáticas dos últimos dias são contribuem para que um incêndio fique fora de controle e tenha grandes proporções, como o caso da Nova Floresta, no ano passado, causando prejuízo ambiental e para a saúde da população", explicou o Sargento Dávila ao Portal da Cidade Guaxupé, ressaltando ainda que provocar incêndio é crime ambiental.


Fonte:

Deixe seu comentário