Portal da Cidade Guaxupé

vENTOSATERAPIA

Ventosaterapia é tratamento para melhorar a circulação e a dor

Método que utiliza copos de sucção surgiu na China e é usado por atletas profissionais.

Publicado em 04/03/2021 às 03:06
Atualizado em

Ventosaterapia utiliza copos de sucção para o tratamento da dor. (Foto: Reprodução/Google)

As marcas roxas circulares no dorso do nadador Michael Phelps chamaram atenção do mundo durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Cinco anos depois, a ventosaterapia está acessível para o grande público. O método utiliza copos de sucção e faz parte da medicina milenar chinesa.

A terapia com ventosas é indicada para o tratamento de várias patologias, em especial, para o alívio de dores como entorses, distensão muscular, contraturas ou simplesmente para aliviar a fadiga muscular.

“A Ventosateraia é feita com copos para sucção e coloco na área onde pessoa precisa de tratamento. Antes de colocar a ventosa, eu faço uma varredura no local para ver o local certo de tratamento”, explica a terapeuta holística Alessandra Ribeiro, que aplica o método no Espaço Yeshua, em Guaxupé.

A Ventosaterapia pode trazer benefícios na primeira sessão como aumento da circulação sanguínea local; eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho; fortalece os vasos sanguíneos; aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações.

Além da ventosa a seco, o método pode usar água e sangria durante o tratamento.

“Existe a ventosa seca, a com água e a sangria. A ventosa com água é a mesma coisa da ventosa a seco, a diferença é que a água ajuda a oxigenar melhor naquela área. Já a ventosa com sangria permite melhorar a circulação e em especial alguns vasos sanguíneos. Ela é anti-inflamatória e descongestionante, e bom para quem sente muita dor. Utilizo agulha de insulina, bem fina”, afirma Alessandra.

Contraindicações

“Como todo tratamento tem a contraindicação. Pacientes com varizes, febre e trombose não podem fazer a ventosa. Todo o tratamento terapêutico é complementar, vale sempre falar isso. Todo tratamento médico, Toda a terapia é complemento do tratamento com seu médico. Já é possível ver o benefício já na primeira sessão”, ressalta a terapeuta.

Marcas Roxas

Sobre os hematomas que ficam na pele de algumas pessoas que fazem a terapia, Alessandra explica: “Muitas pessoas ficam com as marcas roxas por até sete dias, no máximo 14 dias. E algumas pessoas ficam sem marcas. A ventosa não pode causar bolhas na pele como a queimadura.”

Serviço

Saiba mais sobre a Terapia Hindu no Espaço Yeshua 

Facebook: Espaço de Terapia Alessandra Ribeiro

Telefone/ Whatsapp: 35 99260-0247

Endereço: Alameda das Gardênias, 40- Parque das Orquídeas

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário