Portal da Cidade Guaxupé

Sexta-feira, 13

Superstições são causa de crimes de maus tratos contra gatos pretos

Esta será a única sexta-feira 13 de 2021, e por incrível que pareça, há pessoas que ainda maltratam gatos pretos por causa da superstição.

Publicado em 12/08/2021 às 20:25
Atualizado em

Gatos pretos são vítimas de maus tratos na sexta-feira 13. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Amanhã, sexta-feira (13). Um dia que para alguns pode ser comum e para outros pode estar carregado de superstições, ainda mais quando acontece no mês de agosto. Esta será a única sexta-feira 13 do ano de 2021.

A má fama da data para alguns está ligada á religião. Para os cristãos, o número 13 é considerado um número de azar, já que haviam 13 pessoas na mesa da Última Ceia e a 13ª era Judas, o traidor. A crucificação de Jesus Cristo teria acontecido em uma sexta-feira. 

Na numerologia, o número 13 representa conflitos e mudanças e simboliza o momento de viver com os pés no chão. Ou seja, neste caso, o 13 pode ser tanto de azar, quanto de sorte, dependendo do otimismo do cidadão.

Maus tratos

Acreditar, ou não na superstição da sexta-feira 13 é opinião de cada um, mas algo que não pode ser aceito são maus tratos aos gatos pretos na data. Os bichanos são vitimas de pancadas, abusos, espancamento, envenenamento, tortura e assassinato.

"O índice de maus tratos de gatos pretos é muito maior do que o de felinos de outras cores de pelagem e a taxa de adoção destes animais é baixíssima. Desde muito tempo as pessoas associam a figura do felino preto a “má sorte”, e isso fez com que perpetuassem os mais terríveis atentados contra a vida destes animais, sejam em rituais religiosos ou por pessoas supersticiosas", explica a estudante de Medicina veterinária,  Mariana Mansini, e estagiária VetZoo Medicina Veterinária Integrada.

Segundo a Lei Federal n º14.064/2020 (Lei Sansão) praticar qualquer tipo de maus-tratos contra a vida de animais não humanos é crime, confere prisão e multa. Ainda assim, a estudante orienta os tutores.

"Por isso, se você tem um gatinho preto em casa ou cuida de algum na rua próximo onde você mora, coloque ele em segurança hoje (12). Nesta sexta-feira 13 é muito comum estes animais sumirem, pois são pegos para rituais e outras ações que geram muito sofrimento e a morte dos mesmos", alerta.

Serviço

Vetzoo Medicina Veterinária Integrada

Av. Conde Ribeiro do Valle, 1025

☎ 35 3551 5545

📱 35 99837 7876

📱 35 98800 3784

Fonte:

Deixe seu comentário