Portal da Cidade Guaxupé

Abril Laranja

Mês de abril marca a luta contra o abandono de animais

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais criou em 2006 a campanha do Abril Laranja contra os maus-tratos.

Publicado em 16/04/2021 às 02:32

Pessoal, ainda em prol da divulgação do abril laranja, viemos falar hoje sobre abandono de animais!

Abandonar é crime! E está sujeito a prisão previsto por lei. O abandono que falamos pode acontecer de várias maneiras, seja ele deixando o animal na rua, em um local abandonado, negando assistência médica em caso de doença e o colocando na rua, em caso de acidentes abandoná-lo na clinica veterinária ou na porta de alguma Associação de proteção animal.

Precisamos lembrar que as ONG’s não tem responsabilidade em resgatar todos os animais e nem podem, o serviço de proteção animal deve ser feito em conjunto com associações, comunidade civil e órgãos municipais. Todos somos responsáveis pela questão do abandono e podemos fazer a nossa parte nesta causa! 

A pena para quem for condenado por abandono e maus-tratos vai de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal.

Além de animais silvestres, a lei protege os domésticos e domesticados. Mas engana-se quem pensa que maus-tratos é somente violência física. Abandonar um cachorro ou gato também é classificado como maus-tratos pela lei.

Abandonar um animal causa inúmeros problemas comportamentais no mesmo, além de ser um ato de imensa crueldade deixar um ser consciente e vulnerável à mercê nas ruas. A maioria destes animais não sobrevive, e eles não merecem a morte, lute contra o abandono de animais!

Cuide do próximo, denuncie, compartilhe, engaje, doe para associações, cuide de animais de rua, vamos colocar em prática a frase que diz: sejamos a mudança que queremos ver no mundo!

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Deixe seu comentário