Portal da Cidade Guaxupé

Alimentação

Atividade física e jejum: como eles interferem na fome emocional

Ficar longos períodos sem comer e a prática de atividades físicas que tragam bem-estar estão diretamente ligados à alimentação emocional.

Publicado em 30/09/2019 às 08:27

Fome Emocional: ficar longos período sem se alimentar pode sabotar a dieta. (Foto: Reprodução/Google)

Há duas semanas você acompanha no Portal da Cidade Guaxupé uma série de reportagens sobre a “Fome Emocional”. Nesta semana, a Coach de Emagrecimento e nutricionista Carina Jorge fala sobre mais três aspectos que interferem diretamente na alimentação emocional.

Confira as dicas a especialista:


Dica 04- Questione pensamentos sabotadores

“O ato de comer sempre ocorre após um pensamento. Porém existem os pensamentos sabotadores que são aqueles que não são reais e que geram bastante ansiedade. Eu vou descrever aqui alguns bem clássicos: “estou estressada, eu mereço”; “ah, é só hoje”; “segunda eu volto à dieta”; “é só um pedacinho”; entre vários outros pensamentos sabotadores que temos por aí. O que ajuda muito é você se questionar se eles são reais ou não”, afirma a especialista.

De acordo com Carina, comer pode aliviar o estresse no momento, mas e depois? “Se você for pensar que é “só hoje”, todos os dias você nunca vai mudar porque “é só hoje”. Dessa forma você percebe a situação de outra forma e evita você de cometer esses comportamentos impulsivos, de obedecer esses seus pensamentos sabotadores."


Dica 05- Pratique atividade física 

(Foto:Reprodução/Google)


A atividade física proporciona diversos benefícios para a saúde física e emocional. Diminui a ansiedade e dá mais disposição, melhora o humor e a autoestima; contribui para um bom funcionamento de todos os seus órgãos e vários outros benefícios.  

“Porém é importante buscar uma atividade que você realmente goste de fazer. Que você sinta prazer em fazer. Seja uma caminhada, dança, natação, musculação, para que você se sinta bem antes, durante e depois da atividade física, e que você faça isso cm constância, que é o que gente precisa ter no processo de emagrecimento”, ressalta a coach.


Dica 06- Evite longos períodos sem comer

(Foto:Reprodução/Google)

“Devido ao nosso ritmo de vida muito acelerado, as pessoas estão comendo cada vez mais de modo errado. Nem sempre é possível e necessário comer de 3 em 3 horas. Mas é bom você evitar ficar longos períodos sem se alimentar, principalmente se você sente fome nesses intervalos. Isso vai te gerar mais ansiedade porque você não está comendo e está com fome, a tendência é de que na próxima refeição você acaba comendo tudo e mais um pouco do que deveria. Então só fique longo períodos se isso estiver dentro da sua programação e do seu planejamento alimentar e se você se sentir bem dessa forma”, finaliza a nutricionista guaxupeana.

Desafio 360h

A nutricionista promove a partir desta semana o Desafio 360h para Emagrecer, nas redes sociais. O desafio tem o objetivo de mudar os hábitos alimentares, principalmente em relação ao consumo de açúcar e farinha branca, com desafios diários.

Os interessados podem entrar em contato pelo número de whatsapp 9 8827-2929 esta terça-feira (01).


Fonte:

Deixe seu comentário