Portal da Cidade Guaxupé

esportiva

Presidente da SEG explica porquê equipe está fora do campeonato profissional

Mesmo sendo anunciada pela Federação Mineira de Futebol como uma das equipes participantes da 2ª divisão do Mineiro, a Esportiva está fora do campeonato

Publicado em 26/05/2021 às 06:07
Atualizado em

Rose durante apresentação do plano de trabalho da SEG. (Foto: Carol Negrão)

Durante apresentação, dirigente falou sobre as dificuldades da Esportiva participar do Campeonato Mineiro. (Foto: Carol Negrão)

A presidente da Sociedade Esportiva Guaxupé, Rosemeri Benicio, emitiu uma Nota de Esclarecimento sobre a situação da equipe e a participação na 2ª divisão do Campeonato Mineiro. A nota foi divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (26) e confirma a informação repassada pela presidente na semana passada, em apresentação do plano de trabalho da SEG em 2021.

Segundo a presidente, a equipe não deve participar do campeonato profissional. Na última quinta-feira (20) a presidente havia comunicado a decisão para parte do conselho deliberativo e sócios torcedores. Problemas com o atraso de emissão do laudo do Corpo de Bombeiros e pouco tempo para preparação de uma equipe profissional foram algumas das razões apontadas pela dirigente para a equipe estar fora do mineiro. Mas no fim de semana, a  FMF anunciou a SEG como uma das equipes que participariam da Segunda divisão.

Hoje (26), Rose anunciou que a equipe não disputa a competição.

Veja a nota:

"Nota de Esclarecimento Sociedade Esportiva Guaxupé

Como todos sabem, a Sociedade Esportiva Guaxupé está passando por uma situação financeira delicada, em virtude de débitos e pendências deixados por gestões anteriores. Assumimos a direção da Esportiva em fevereiro deste ano com o compromisso de realizar uma ampla reestruturação do Clube, sanear dívidas, construir as categorias de base e levar o time para disputar o campeonato profissional. Sabemos que muitos torcedores estão ansiosos para ver o time voltar ao gramado, mas alguns fatores foram determinantes para impedir a concretização desse nosso sonho.

O planejamento inicial, foi construído com base nas informações que conseguimos obter na cidade e alguns poucos documentos que conseguimos levantar. Esse plano foi a base para consultarmos potenciais patrocinadores e efetuarmos levantamentos iniciais de necessidades de recursos (financeiros, humanos e estruturais) visando iniciar os trabalhos, em março deste ano. Tudo o que dependia de nossos contatos, relacionamentos e trabalho fizemos. Ocorre que, o que não estava ao nosso alcance não saiu como esperado.

Em primeiro lugar, só conseguimos a liberação do estádio e dos campos de treinamento dia 14 de maio (data da expedição do documento), após várias tentativas. Porém, nos deparamos com outra questão em relação ao estádio municipal e ao campo: faltam obras e a respectiva documentação para seu devido uso. Até 25/05, o Estádio estava em condição irregular para uso. Essa informação foi muito mal recebida pelos nossos potenciais patrocinadores, que aguardavam os documentos para finalizar o processo de negociação das quotas de patrocínio. Nossa última reunião com eles foi na segunda-feira, dia 24 de maio. A decisão deles foi esperar a total regularização para retomar as negociações para discutirmos o patrocínio para a temporada 2022.

Em outras palavras, esse processo inviabilizou a necessária obtenção de recursos para a participação no campeonato profissional deste ano.

Paralelo a isso, tentamos buscar recursos com investidores, todos com times até formados e que não trariam custo com salários, alojamento e alimentação dos jogadores. Porém o que eles exigem em contrapartida é aviltante. Teve investidor que queria o controle total da gestão do futebol por um período de até três anos isso na prática, significa o seguinte: mesmo os associados tendo eleito uma diretoria para cuidar da Esportiva, sobretudo do futebol, não teria gerência sobre esse assunto. Ou seja, seria passar a gestão do futebol para quem ninguém conhece e com 20% da venda de atletas que ficaria para o clube pagaríamos as dividas, logística do campeonato, encargos e trabalhistas. Ora, gestão é responsabilidade. O Clube tem uma dívida trabalhista e com a Federação Mineira de Futebol monstruosa. A única arrecadação que temos é a contribuição voluntária dos sócios. Não temos o direito de arriscar o pouco que nos resta e o sonho dos torcedores e simpatizantes da Esportiva para atender à ansiedade dos que querem ver o time disputar o campeonato ou por mero ato de vaidade. Sem as devidas condições concretas - o que não nos foi oferecido -, isso seria uma grande irresponsabilidade de nossa parte. E tenham certeza que não colocaremos o nome e tradição que a Esportiva tem em risco. De forma alguma. 

Outra coisa: se confirmasse a nossa participação no campeonato, e por qualquer motivo, não tivéssemos condições de seguir até o final, estaríamos sujeitos à penalidades pela Federação que poderia ser impedimento de participar do campeonato profissional por até dois anos. Creio que não vale a pena esse risco. O ano que vem, certamente, estaremos em condições de montar um time competitivo e participar do campeonato profissional com boas chances e trazer alegria para os torcedores.

Para completar, também temos razões para não termos iniciado os trabalhos com a base. Primeiro, porque nossa primeira seleção de atletas não foi realizada, primeiro porque não tínhamos o campo para realiza-la, segundo prefeitura decretou lockdown. Situação que se repete, nossa seleção estava marcada para o dia 05 de junho e, mais uma vez, foi decretado o lockdown. Já remarcamos a seleção para o dia 15 de junho, quem sabe desta vez, não tenhamos outro impedimento.

Então, foram esses fatos que impossibilitaram a nossa participação no campeonato profissional deste ano.

Espero contar com a compreensão de todos.


Rosemeri Benicio

Presidente"

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Deixe seu comentário