Portal da Cidade Guaxupé

educação

Secretaria de Educação promove 6º Fórum de Boas Práticas Pedagógicas

Devido à pandemia, o município tem realizado as reuniões e formações para os profissionais da rede municipal e parceira no Formato 100% online.

Publicado em 07/02/2021 às 23:16

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (05), o 6º Fórum Municipal de Boas Práticas Pedagógicas, sendo o 1º de forma virtual. O apoio tecnológico para este evento foi promovido pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, por meio do Supervisor Pedagógico Regional, Rodrigo Leão. O tema escolhido foi “Argumentação e Cultura Digital no Cotidiano Escolar”. O evento contou com a participação de 320 profissionais da educação. O formato favoreceu a troca de experiências ao vivo, a interação pelo chat por meio de perguntas, possibilitando relacionar os conteúdos apresentados às práticas pedagógicas da rede. Além de servir como boas-vindas aos profissionais da educação, o fórum tem como objetivo acolher, valorizar e divulgar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores e equipes diretivas.

O destaque ficou por conta dos seguintes relatos de experiências: Professoras Paula Pioli, da E.M.E.I. Professora Thereza Buffoni e Luciana Michetti da E.M. Dona Olympia Leite Ribeiro com o tema “Contribuições e impactos do IV Encontro Pedagógico de 2020”; Especialista da Educação Ana Carolina R. Sandroni dos Santos apresentou o relato de experiência “Projeto de investigação na Formação Docente”, desenvolvido na E.M.E.I. Santa Rita de Cássia no ano de 2020; Professora de educação física da rede municipal, Marizaura de Fátima Pinto relatou sobre “Projeto Atlas - Nomes que contam a história das cidades mineiras: valorizando a cultura local nas aulas de Educação Física”; Professora e atual Assessora Técnica da Secretaria de Educação, Cristiane Thaise Bonfim Picinato apresentou “As implicações e possibilidades pedagógicas por meio de experiências em multiletramentos”. E ampliando as perspectivas educacionais, o professor de música Jovane Oliveira descreveu sobre seu trabalho que alcançou destaque internacional, da importância dos seus estudos e da cultura digital na sua vida profissional.

Os momentos culturais foram preparados pela especialista de Educação da E.M. Dr Carlos Ribeiro de Souza, Valéria Semar e seu filho Andrês, e pelo professor e artista guaxupeano, Rodrigo Pires.

A Secretária de Educação, Sandra Costa, explicou que o fórum tem possibilitado o compartilhamento de boas práticas dos profissionais da educação sobre as estratégias de trabalho utilizadas para ultrapassarmos os novos desafios educacionais. “A pandemia nos trouxe diversas necessidades e mais do que nunca percebemos a necessidade de saber o que fazer e porque fazer. Encontramos novas formas de ver o mundo, de aprender, de educar, de nos educarmos...”, enfatizou.

O tema cultura digital foi abordado na palestra “Metodologias e tecnologias no apoio para a Educação Ativa”, proferida pela Professora Iara Penkal e pelo professor Rodrigo Fornalski, ambos assessores do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Eles destacaram que o processo de ensinar e de aprender necessitará da construção de novos espaços de aprendizagem para além do cenário da sala de aula, ou seja, um ensino híbrido. O uso ético, qualificado e seguro das tecnologias digitais agradou os participantes que estão envolvidos em diversas formações relacionadas ao letramento digital.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Deixe seu comentário