Portal da Cidade Guaxupé

Flexibilização

Professores da rede municipal participam do 1º Encontro “Vamos Priorizar?”

A flexibilização curricular tem como objetivo garantir os direitos de aprendizagens de todas as crianças de 1º ao 5º ano da rede de ensino de Guaxupé.

Publicado em 01/02/2023 às 13:16

(Foto: Divulgação)

O Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com todas as especialistas e coordenadoras pedagógicas do ensino fundamental, realizou o 1º Encontro “Vamos Priorizar?”, na E.M. Coronel Antônio Costa Monteiro. Aproximadamente 200 professores se reuniram para decidir quais habilidades são prioritárias para a construção do conhecimento e quais pedem investimento maior de recursos e tempo, por terem centralidade no processo de ensino e aprendizagem.

A flexibilização do currículo é uma alternativa para assegurar os direitos de aprendizagens previstos no Currículo Referência de Minas Gerais. Todas as escolas estão percebendo a necessidade de reorganizarem seus tempos e espaços pedagógicos, principalmente devido a suspensão de aulas presenciais no período da pandemia. A proposta da rede municipal foi promover um espaço de escuta e participação ativa de todos os professores (regentes, de apoio, de conteúdo específico) na construção de um documento do município, com foco em conhecimentos e habilidades prioritárias e inegociáveis, que servirá de apoio para os planejamentos do ano de 2023.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu a flexibilização curricular como uma “revisão do currículo proposto e seleção dos objetivos ou marcos de aprendizagem essenciais”, indicando esta prática como uma das alternativas para a recomposição das aprendizagens das crianças.

Para realizar essa seleção de habilidades prioritárias, as especialistas e coordenadoras pedagógicas, elaboraram uma dinâmica na qual os professores, pautados em critérios, puderam identificar as competências mais básicas e essenciais dos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), como alfabetização, letramento, resolução de problema e competência leitora. A partir dessa seleção de prioridades será construído um documento municipal intitulado “Vamos priorizar?”

Os professores se envolveram neste trabalho, estudaram as habilidades previstas para o ano/série que trabalharão em 2023, estabeleceram relações entre as unidades temáticas, objetos do conhecimento e as progressões. Eles avaliaram que esta proposta possibilitou uma análise clara e estruturada de quais habilidades devem ser priorizadas no planejamento deste ano letivo.

Érica Gonçalves, Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou que “a priorização curricular contribuirá para garantir o desenvolvimento das habilidades que são indispensáveis em cada ano/série”.

Fonte:

Deixe seu comentário