Portal da Cidade Guaxupé

Volta às aulas

MG divulga protocolo de volta às aulas

Recomendações foram elaboradas pelo Conselho Estadual de Educação para evitar a transmissão do novo coronavírus nas escolas e publicadas ontem (17).

Publicado em 18/09/2020 às 02:08

Protocolo traz diretrizes para retomada das aulas em Minas. Cenas como esta, com sala cheia e alunos sem mascara, ficarão no passado. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade)

Ainda sem previsão de terem as atividades presenciais retomadas, o governo estadual publicou nesta quinta-feira (17) os protocolos sanitários que devem ser seguidos pelas unidades de ensino de Minas Gerais quando for autorizado o funcionamento. As recomendações foram elaboradas pelo Conselho Estadual de Educação para evitar a transmissão do coronavírus nas escolas.

No texto, publicado no Diário Oficial do Estado, o órgão lembra dos prejuízos "incalculáveis" provocados pela paralisação, o que vem agravando ainda mais as "desigualdades socioeconômicas, considerando-se o importante papel da escola no bem-estar físico, na saúde mental, na aprendizagem, na prevenção da violência, da desnutrição e do trabalho infantil".

Entre as normas que devem ser respeitadas pelas instituições de educação, estão o estabelecimento de rotinas de revezamento nos horários de entrada, saída, intervalos e outros deslocamentos coletivos. O objetivo é evitar as aglomerações. Além disso, todo o mobiliário das salas de aula devem ser readequados para garantir o distanciamento mínimo entre os estudantes – a distância não foi publicada.

Outras medidas para reduzir os riscos de contágio é o uso obrigatório de máscaras durante as aulas. Para alunos com menos de dois anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda a utilização do equipamento por conta dos riscos de sufocação. Já para crianças entre 2 e 5 anos, o item deve ser usado com a supervisão dos professores e funcionários.

Ainda é obrigatório a aferição de temperaturas de todos antes do acesso às escolas. O Conselho de Educação também traz na lista a recomendação de que os materiais didáticos sejam deixados nas escolas para evitar a contaminação. Os estudantes devem permanecer na mesma sala de aula durante todo o horário letivo e as cantinas devem atender normas específicas para a distribuição das merendas. Comemorações e festas seguem suspensas nas unidades. 

Ventilação natural 

Os protocolos sanitários definem ainda a priorização da ventilação natural das salas de aula, sendo que ventiladores e sistemas de ar condicionado devem ser evitados. Contatos físicos, como beijos, abraços e apertos de mão, devem ser evitados. Já os banheiros precisam ser higienizados a cada três horas e todas as dependências das escolas também vão ganhar reforço na limpeza. 

"A presente proposta de orientações para a reorganização das escolas e planejamento para o retorno às atividades presenciais baseia-se na análise conjugada de uma série de materiais e normativas compilados de diversos estados e organizações envolvidas com o tema", justifica o texto. O Conselho de Educação lembra que as crianças de mais de 1,4 milhão de lares mineiros convivem com pais, avós e tios que estão mais expostos aos riscos da Covid-19 e, por isso, as normas devem ser respeitadas para evitar um crescimento de casos e mortes pela doença. 

Retorno próximo 

Em visita a Montes Claros, no Norte de Minas, o governador Romeu Zema (Novo) declarou que, apesar de ainda não ter uma data prevista, o retorno dos estudantes às unidades de ensino está próximo. " As atividades educacionais, de acordo com a regulação do Minas Consciente, não estão categorizadas dentro das ondas, compondo o chamado “Setores Especiais”, cujas atividades exigem análise das especificidades próprias", acrescentou o Conselho Estadual de Educação. 

Ao todo, o Estado tem mais de 4,3 milhões de crianças e jovens matriculadas na educação básica. A expectativa da entidade é que o ano letivo de 2021 e 2022 também fiquem comprometidos por conta da longa paralisação, que já chega a seis meses. "Em Minas Gerais, os números ainda indicam um longo caminho de enfrentamento da pandemia, verificando-se o crescimento acelerado no curto espaço de tempo", pontua. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que "está avaliando os meios mais seguros para retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino, considerando critérios técnicos e científicos. Reiteramos que as demandas da área da educação são avaliadas criteriosamente e as aulas serão retomadas no momento mais seguro para alunos e profissionais envolvidos". 

Os modelos de retorno 

- Intermitente – consiste na realização de atividades presenciais, em dias determinados. 

- Alternado – caracterizado pela divisão dos estudantes, em grupos, que alternam a frequência, no ambiente presencial. 

- Excepcional – marcado pelo retorno somente dos grupos de estudantes impossibilitados de acompanhar as aulas, de forma remota. 

- Integral – retorno de todos os estudantes às atividades presenciais. 

- Virtual – manutenção de atividades pedagógicas não presenciais para as situações em que não é possível ou recomendado o retorno do estudante ao ambiente escolar, por exemplo, como nos casos de alunos integrantes dos grupos de risco. 

- Híbrido – combinação de dois ou mais modelos de retorno. A escolha por determinado modelo deverá levar em consideração as condições da rede de ensino ou mesmo de cada escola 

Veja abaixo os principais protocolos 

- Readequação da disposição do mobiliário, nas salas de aula, de modo a assegurar a observância do distanciamento mínimo necessário.  

- Adequação do número de estudantes, por sala, considerando a metragem quadrada de espaço individual.  

- Observância do distanciamento mínimo entre funcionários, na secretaria escolar e demais dependências administrativas da escola.  

- Estabelecimento de rotinas de revezamento, nos horários de entrada, saída, intervalos e demais deslocamentos coletivos, se necessário, de estudantes, com o intuito de se evitar aglomerações.  

- Uso de máscaras, durante as aulas, por parte dos estudantes. Ressalta-se que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças menores de 2 anos não usem máscaras, em virtude do risco de sufocação. No que se refere às crianças entre 2 e 5 anos de idade, a entidade defende que, nas atividades escolares ou sociais, o uso deverá depender da supervisão e do treinamento dos adultos responsáveis.  

- As atividades de Educação Física, quando realizadas, devem observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro e ocorrerem, preferencialmente, em locais abertos e arejados, quando não for possível sua realização, em sala de aula. Ressalta-se que tais atividades devem priorizar esportes individuais, que não demandem contato físico.  

- Recomendação de que os estudantes não mudem de sala, durante o dia, com exceção das atividades desenvolvidas em ambientes específicos, tais como laboratórios e espaços externos. Nos demais casos, o ideal é que o professor se desloque para as respectivas turmas. Janelas e portas deverão permanecer abertas, na sala de aula e nos espaços coletivos de atividades.  

- Recomendação de que os estudantes deixem seus materiais, na escola, para evitar riscos de contaminação e facilitar a manutenção das medidas de segurança sanitária.

- Priorização da ventilação natural dos ambientes, evitando-se, sempre que possível, a utilização de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

- Demarcação e sinalização de espaços, dentro das escolas, para que os alunos mantenham distância entre si.

- Recomendação do uso de todos os acessos à área interna, de modo a se evitar a concentração de pessoas, no mesmo espaço.

- Suspensão de festas, comemorações e demais atividades pedagógicas que gerem aglomeração dos membros da comunidade escolar.

- Contatos físicos, tais como beijos, abraços e apertos de mão deverão ser evitados.

- O atendimento aos pais e responsáveis deve ser feito, preferencialmente, de maneira remota (telefone, e-mail etc.). Caso não seja possível, deve ser previamente agendado o atendimento individualizado, com o uso de máscara.

- Higienização das dependências da escola, a cada troca de turno.

- Os banheiros e a cozinha deverão ser higienizados, a cada três horas, ou sempre que se verificar sujidades ou umidade.

- Estudantes e equipe escolar devem ser instruídos a evitarem colocar as mãos em corrimãos, batentes, maçanetas e botões de elevador. Tais locais devem ser, constantemente, higienizados.

- O uso de materiais descartáveis deve ser priorizado.

- A comunidade escolar deve ser incentivada a utilizar garrafinhas de água individuais.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

 

Fonte:

Deixe seu comentário