Portal da Cidade Guaxupé

Vestibular

Mais de mil candidatos concorrem a vagas para o Campus Muzambinho

Este foi o primeiro ano em que houve apenas a seleção para cursos técnicos.

Publicado em 26/11/2019 às 03:49

Vestibular para cursos técnico aconteceu no último domingo (24). (Foto: IFSULDEMINAS)

Neste domingo (24), 1.080 candidatos compareceram ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para a realização do segundo processo seletivo de 2019, com ingresso no 1º semestre de 2020. A aplicação das provas aconteceu no período da manhã, e os candidatos concorreram a 440 vagas ofertadas nas modalidades Técnico Integrado ao Ensino Médio e Técnico Subsequente.

Esta é a primeira edição em que participaram apenas vestibulandos de cargos técnicos, já que o IFSULDEMINAS aderiu ao ENEM como uma das formas de ingresso ao ensino superior, modalidade em que o campus oferta outras 490 vagas, incluindo a modalidade EAD. 

Ainda assim, o número de presentes superou as expectativas dos organizadores. Segundo o servidor Carlos Esaú dos Santos, Coordenador da COPESE - Comissão Permanente de Seleção - “A baixa abstenção de vestibulandos indica que existe demanda por ensino de qualidade, e os candidatos identificam isso no Campus Muzambinho”.

Os primeiros candidatos começaram a chegar por volta das 7h e contaram com o auxílio de agentes para orientá-los no deslocamento dentro da unidade. Apesar do trânsito intenso no local, nenhuma ocorrência foi registrada. 

Para auxiliar nas atividades, o Campus contou com a participação de 116 pessoas entre servidores, acadêmicos e colaboradores externos. Esses agentes atuaram em várias frentes, como organização, infraestrutura, aplicação de provas, assistência médica, atendimento especializado, entre outros.

O Coordenador Carlos Esaú destacou que todo o processo ocorreu com tranquilidade e dentro do planejado. “A equipe de apoio estava preparada e a postos, então tudo ocorreu dentro da normalidade. Os resultados foram satisfatórios e mostram o trabalho sério que o instituto presta à comunidade”. 

O campus Muzambinho oferta 873 vagas divididas entre 15 cursos, sendo o Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio o mais buscado desta modalidade, seguido pelo curso Superior em Agronomia e o Curso Técnico Subsequente em Enfermagem. 

Expectativa dos candidatos

A vestibulanda Júlia Magalhães Lopes mostrou-se otimista com a possibilidade de estudar no Campus Muzambinho. “Parece uma ótima escolha, pois poderei cursar o curso Técnico em Agropecuária e complementar meus conhecimentos para ingressar no curso de Medicina Veterinária, tudo no mesmo campus”.

Já Maria Eduarda Lourenço Andrade veio de Areado, Minas Gerais, prestar vestibular para o curso Técnico Integrado em Informática. Segundo ela, o interesse pelos jogos influenciou na escolha do curso, e a opção pelo Campus Muzambinho se deu pela proximidade de casa e pelas boas referências da instituição.

Marcelo Dias de Souza é funcionário público municipal, tem 43 anos, e trouxe um dos filhos para participar do vestibular. “Meu filho mais velho já é aluno do Campus. As pessoas que estão aqui estão em busca de conhecimento, e é importante seguir pessoas que tenham os mesmos objetivos que você”.

Liberação dos gabaritos

Os gabaritos deverão ser liberados a partir das 12:30 desta segunda-feira, 25 de Novembro, e os resultados poderão ser conferidos no site, conforme o cronograma oficial, no endereço vestibular.ifsuldeminas.edu.br.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário