Portal da Cidade Guaxupé

vestibular

Inscrições para os cursos do IFSULDEMINAS estão abertas

Instituto Federal Sul de Minas oferece mais de três mil vagas em oito campi.

Postado em 02/10/2019 às 10:45 |

Começou ontem (1º) o período de inscrição para o vestibular do IFSULDEMINAS para o primeiro semestre de 2020 para cursos técnicos e superiores. No total, são ofertadas 3.224 vagas nas unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Do montante, 1.820 vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio; 1.104, para cursos superiores presenciais e 300, para cursos superiores a distância.

Ingresso em cursos superiores

A partir deste ano, o IFSULDEMINAS não realizará mais aplicação de provas para ingresso nos cursos superiores, sendo considerada para efeito de classificação a nota mais alta obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017, 2018 ou 2019). Também não será estabelecido parâmetro mínimo para nota de corte na classificação dos candidatos.

Confira abaixo o vídeo explicando as mudanças na seleção de novos alunos pelo IFSULDEMINAS:


O período de inscrições segue até 11 de novembro de 2019. Para realizá-la, o candidato deverá acessar a página do vestibular e clicar na opção “Inscrição” ou ir pessoalmente aos campi do IFSULDEMINAS. Neste ano, a taxa de inscrição custará R$ 30,00 tanto para cursos técnicos, quanto para superiores e seu pagamento poderá ser realizado até o dia 12 de novembro de 2019.

Interessados em ingressar em cursos técnicos podem escolher, na hora da inscrição no processo seletivo, uma única opção de curso. Já candidatos à vaga no Ensino Superior terão oportunidade de se inscreverem em até duas opções de curso de mesmo nível, no mesmo campus ou em diferentes. O candidato será classificado prioritariamente em sua primeira opção de curso.

Isenção da Taxa de Inscrição

Poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o ensino fundamental (para ingressantes em cursos técnicos) ou médio (para quem deseja realizar curso superior) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

A solicitação de isenção deve ser feita no período de 01 a 11 de outubro de 2019 e os candidatos devem enviar documentos específicos que comprovem sua situação socioeconômica à COPESE do campus escolhido, pessoalmente ou via Correios (SEDEX com AR).

Novos cursos

Algumas unidades do IFSULDEMINAS contam com novos cursos. Carmo de Minas passa a oferecer seu primeiro curso superior: o Bacharelado em Administração. O Campus Machado volta a ofertar o Técnico Subsequente em Enfermagem. E as novidades no Campus Poços de Caldas são os cursos Técnicos Integrados em Administração e em Eletroeletrônica.

Ações Afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.

Provas para os cursos técnicos

As provas serão realizadas no domingo, 24 de novembro de 2019, em um único período, das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 21 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.

Haverá provas diferenciadas para os cursos técnicos integrados e subsequentes. Para o integrado, a prova terá 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Já para o subsequente, serão 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa e Matemática.


Fonte:

Deixe seu comentário