Portal da Cidade Guaxupé

dOAÇÃO

IFSULDEMINAS recebe doação de 250 celulares e computadores

Equipamentos foram doados pelo MEC e Receita Federal e foram distribuídos aos campi da instituição. Campus Muzambinho recebeu 25 computadores.

Publicado em 29/01/2021 às 00:03
Atualizado em

IFSULDEMINAS ditribuiu 250 computadores e smartphones entre os campi da instituição no Sul de Minas. (Foto: IFSULDEMINAS)

Ao longo da semana passada, a Coordenadoria de Materiais e Logística da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) entregou aos campi da instituição computadores, doados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), e smartphones, vindos da Receita Federal. Os computadores faziam parte do patrimônio próprio do MEC, mas estão tecnologicamente atualizados e em ótimo estado de conservação. Já os celulares são novos e provenientes de apreensões da Receita Federal.

No total, os órgãos federais enviaram, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 150 computadores e 100 celulares à Reitoria, que foi a responsável pela distribuição dos bens às outras unidades do Instituto. “A fim de otimizar a entrega e reduzir gastos com combustível, pedágio e diária, fizemos o transporte conjunto dos computadores e celulares para os campi. Para o planejamento e a execução da tarefa, foram mobilizados dois servidores e três motoristas”, informou o coordenador-geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, Reginaldo de Oliveira. 

A doação dos equipamentos é fruto da articulação do reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, com MEC e Receita Federal. Eles serão utilizados em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, no reforço do ensino remoto, adotado durante a pandemia do novo Coronavírus, e para incentivar a permanência e o êxito dos alunos matriculados. 

Ensino Remoto 

O Plano Emergencial de Ensino Remoto é ofertado desde março do ano passado, para atender aos 18.195 alunos do IFSULDEMINAS, matriculados em 70 cursos técnicos, 43 superiores, 15 pós-graduações Lato sensu e mais dois mestrados.

Para viabilizá-lo, o IF promoveu diversas ações e programas.Entre eles os empréstimo de 533 computadores (notebooks, netbooks e de mesa), além de 16 tablets e 2.000 pen drives a seus alunos nos oito campi, que não tinham equipamentos adequados para os estudos em suas casas; destinação de R$ 80 mil para a assinatura de planos de internet de 5GB e internet rural para os estudantes de cursos presenciais em vulnerabilidade socioeconômica, para que pudessem ter acesso às aulas e materiais didáticos on-line; criação, em junho de 2020, do Programa de arrecadação e doação de equipamentos de informática, junto à comunidade externa; abertura de editais de apoio pedagógico com a implantação de monitoria e tutoria on-line, além da contratação de profissionais especializados no atendimento de estudantes com necessidades específicas em contexto remoto (portadores de deficiências cognitivas, físicas, psíquicas e sensoriais); seleção de 227 estudantes matriculados no Ensino Técnico e Superior, na modalidade presencial, para atuarem como mediadores virtuais, que forneceram apoio às atividades remotas de ensino para a cooperação mútua entre alunos e professores e para o êxito do processo ensino-aprendizagem; suporte e capacitação continuada on-line de docentes e técnicos administrativos; adaptação do Ambiente Virtual de Aprendizagem, de modo a torná-lo acessível a daltônicos, cegos, surdos etc.

Campus Muzambinho

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a doação de 25 computadores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) entregues pela reitoria do IFSULDEMINAS. Os itens serão usados em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Ao todo, o IFSULDEMINAS recebeu 150 computadores e 100 smartphones que foram distribuídos entre os campi da instituição.

"A chegada destes equipamentos é fundamental para fortalecer as ações do ensino remoto ou eventualmente de atividades híbridas em um futuro que esperamos que seja breve e retomadas das atividades em 2021", explicou o professor Renato Aparecido de Souza, diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Deixe seu comentário