Portal da Cidade Guaxupé

Empreendedor

IFSULDEMINAS vence fase mineira do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Campus Muzambinho foi representado pela professora Cristina Lúcia Janini Lopes.

Publicado em 20/06/2019 às 08:03

A professora Cristina Janini (esq.) representou o IFSULDEMINAS na premiação em BH. (Foto: IFSULDEMINAS)

Na última terça-feira (18) aconteceu a cerimônia do prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, e Belo Horizonte. Na ocasião o IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, recebeu a medalha de OURO na categoria Ensino Profissional. De acordo com a organização do prêmio, foram recebidos 107 trabalhos. Desses, 87 passaram para a banca examinadora. Quem recebe o ouro representa Minas Gerais na Etapa Regional. A data da premiação da etapa regional ainda não foi definida. 

O tema desta edição do prêmio foi Exploratórium – Professores que Inspiram!, tendo por objetivo buscar, identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. 

O levantamento dessas práticas de ensino foi apresentado na forma de caso (relato), descrevendo as atividades realizadas e os resultados alcançados, de modo que sirvam de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo de seus alunos. 

O relato do Campus Muzambinho foi construído pelos professores Cristina Lúcia Janini Lopes, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Renato Aparecido de Souza e Gustavo Botrel. 

Os professores reuniram ações do Clube de Empreendedorismo durante o período de 2013 a 2019, incluindo a Semana de Empreendedorismo (Empreenda), Startup Universitário, atividades realizadas junto às disciplinas de empreendedorismo dos cursos, ações de extensão, atividades junto ao Escritório de Inovação (Elitt) e trabalhos de TCCs nessa área. 

Nos últimos anos, os Professores e TAEs ligados ao clube e à área de empreendedorismo, de forma geral, sonharam, construíram, buscaram inspirar estudantes e outros professores, e reconstruíram caminhos que pudessem de alguma forma provocar uma mudança de comportamento e contribuir com uma prática inspiradora para todos os jovens que fazem parte do ecossistema. 

Acreditar que a criatividade empreendedora é tão importante quanto os próprios conteúdos disciplinares é motivo de perseverança dessas ações.

Para a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, é gratificante ver como o empreendedorismo tem se fortificado no nosso campus.

“Participar da escrita do relato nos fez refletir e nos motiva a seguir em frente, mesmo diante das dificuldades que encontramos pelo caminho”, conclui a Professora Aracele.

Fonte:

Deixe seu comentário