Portal da Cidade Guaxupé

Campanha

Escola em Guaxupé coleta mais de 2 toneladas de materiais recicláveis

Materiais recicláveis foram arrecadados durante campanha por alunos e seus familiares.

Publicado em 21/12/2019 às 06:03

Alunos da Escola Iolanda Conti Bertoni arrecadaram 2 toneladas de lixo reciclável ao longo de 2019. (Foto: Prefeitura Guaxupé)

A direção da Escola Municipal Yolanda Conti Bertoni (Escola do Catetos) em Guaxupé, apresentou nesta semana os resultados do projeto desenvolvido na comunidade escolar que tratou sobre a importância da reciclagem do lixo. Durante todo o ano de 2019, alunos participaram ativamente do projeto “O lixo é responsabilidade nossa”. Os materiais arrecadados foram destinados a um comprador de recicláveis e rendeu à escola aproximadamente R$2.000,00. Mais do que o valor obtido com a venda do material, diretores e professores comemoraram o sucesso da campanha.

O projeto, segundo a diretora Ana Elisa de Souza, proporcionou aos alunos e seus familiares a oportunidade de repensarem o seu consumo e trouxe à tona a responsabilidade de seus hábitos na preservação do Meio Ambiente, além de estimular o senso crítico de todos: “Esta sensibilização ambiental teve ainda a finalidade de apresentar a eles os grandes prejuízos com o descarte irregular de lixo, o que isso causa ao meio natural, principalmente quando o material apresenta potencial tóxico relevante”, explicou.

“Estamos aqui para formar cidadãos conscientes, aptos para decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, nós propusemos a trabalhar com atitudes, formação de valores, ensino e aprendizagem de procedimentos”, falou Ana Elisa.

O trabalho começou com o ensino do descarte correto do lixo, passando por mecanismos de recolhimento e terminou com a transformação de itens que iriam poluir o Meio Ambiente, caso fossem descartados de forma irregular. 

Na primeira etapa, ou seja, durante o 1º semestre de 2019, foram recolhidos pelos alunos e levados à escola: 125kg de papelão/papel, 407kg de plástico e 93,5kg de latinhas. Já no 2º semestre, foram recolhidos 836kg de plástico, 563kg de papel/papelão e 196kg de metal. No total, 2,2 toneladas de materiais foram arrecadados pela escola.

“Mais de 2 toneladas de resíduos não foram parar no Meio Ambiente!”, comemorou a diretora que ainda disse: “Passamos a separar e destinar tampas plásticas e lacres para as campanhas “Tampinha no chão: não!” do Hospital de Amor de Barretos e “Eu ajudo na lata” da Unimed, que transformam o dinheiro da venda desses materiais em cadeiras de rodas para as instituições”, finalizou.

Diante do sucesso alcançado com o projeto, o mesmo deverá ser trabalhado com os alunos também durante o ano de 2020.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário