Portal da Cidade Guaxupé

Copetição

Equipe do Campus Muzambinho é semifinalista do Desafio Liga Jovem

No total, dez equipes do Estado de Minas Gerais foram classificadas para a semifinal do Desafio Liga Jovem

Publicado em 02/03/2023 às 14:22

Equipe "Innovation Girls" é finalista de desafio do Sebrae. (Foto: IFSULDEMINAS)

A equipe “Innovation Girls”, orientada pelo professor Rafael Meneghini, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é uma das semifinalistas do Desafio Liga Jovem. O desafio é uma iniciativa do Sebrae e do Instituto Ideias de Futuro que contou com a participação de cerca de cinco mil estudantes de todo o país.

No total, dez equipes do Estado de Minas Gerais foram classificadas para a semifinal do Desafio Liga Jovem. A ação tem como proposta que uma solução transformadora seja apresentada para problemas que envolvem às suas escolas e/ou comunidade. Para isso, é necessário que, por meio da tecnologia, desenvolvam um aplicativo, site, jogo eletrônico ou redes sociais.

A equipe do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho desenvolveu o “OportunaRede - uma rede de oportunidades estudantis”. A aluna do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Lauane Sousa, integrante do “Innovation Girls”, conta no vídeo enviado para o Desafio que a proposta do aplicativo consiste em evitar que estudantes percam prazos de processos seletivos, como: vestibulares, olimpíadas, cursos, estágios, entre outros. O aplicativo é voltado para alunos do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos. Tal informação foi extraída do vídeo do Pitch (apresentação da ideia de negócio) elaborado como requisito para a competição.

O professor Rafael Cedric Möller Meneghini, orientador do grupo, explica que as estudantes do Campus Muzambinho identificaram uma demanda do público estudante de Ensino Médio, principalmente do 3º ano e vestibulandos, que também as afetava e viram aí a oportunidade de desenvolver o “OportunaRede”, uma plataforma digital que integra as informações e funções necessárias para este segmento de clientes.

O professor/orientador comentou a relevância da participação dos estudantes em ações como essa. “A participação de estudantes nesses desafios é importante para o desenvolvimento de competências (conhecimentos gerais, técnicos e gerenciais; habilidades físicas, intelectuais e interpessoais; atitudes; valores e princípios ético-morais) necessárias tanto para o empreendedorismo (de negócios, social, corporativo ou intra-empreendedorismo) quanto para a vida (pessoal, profissional, social e familiar).” - explica Rafael que, além de orientador do “Innovation Girls”, é professor da disciplina de Empreendedorismo no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Muzambinho.

A “Innovation Girls” está entre as 100 equipes semifinalistas que participarão da disputa em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março. Os estudantes terão a oportunidade de visitar dois locais, a Faculdade SEBRAE e o maior evento nacional voltado para startups e investidores, o Bossa Summit. O Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro patrocinarão o transporte, hospedagem, alimentação e inscrições das equipes semifinalistas. As fases semifinal e final consistirão de palestras e mentorias preparatórias para os Pitches presenciais apresentados para bancas de especialistas em empreendedorismo. As seis melhores equipes ganharão uma viagem para Madrid, Espanha, por dez dias.

Conheça a equipe “Innovation Girls” do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Ana Paula Gomes Jacó

Anna Carolina Martuti

Gabriela de Araújo Ramos

Lauane de Sousa Silva

Tatiele Vitória de Carvalho da Cruz

Professor/Orientador: Rafael Cedric Möller Meneghini

Fonte:

Deixe seu comentário