Portal da Cidade Guaxupé

Bombeiro Mirim

Corpo de Bombeiro inicia mais uma turma de bombeiros mirins em Guaxupé

No total, 69 alunos das escolas Dr. Carlos e Caic participam no projeto no segundo semestre.

Publicado em 24/10/2019 às 08:51

Corpo de Bombeiros de Guaxupé iniciou mais uma turma do Bombeiros Mirins. (Foto: CBMMG)

Começou na última segunda-feira (21) mais uma turma de bombeiros mirins, promovido no Corpo de Bombeiros de Guaxupé. Desta vez, os trabalhos estão sendo desenvolvidos com os alunos das Escolas Municipais “Dr. Carlos de Souza Ribeiro” e “Wagner Ribeiro Macêdo – CAIC”. No total, 69 crianças participam deste projeto.

A participação dos alunos no Projeto Bombeiro Mirim permite à criança promover a autonomia moral e intelectual das crianças. “Na medida que nossos alunos participam de projetos como esse, tendo aulas de noções de primeiros socorros, de situações e como agir perante um afogamento, em pequenos incêndios, isso dá a eles a oportunidade de ter vivência cidadã, ou seja, de compreender como um cidadão pode agir em situações como essas”, disse Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação.

Ainda segundo a Secretária de Educação as crianças têm tido muito interesse em participar do Projeto Bombeiro Mirim. “Os alunos ficam eufóricos e motivados ainda mais, já que o que transmitimos dentro de sala de aula, eles passam a se capacitar e se necessário for, por em prática as ações que aprenderam com os bombeiros na comunidade”, falou Sandra.

De acordo com o comandante do 4º Pelotão dos Bombeiros em Guaxupé, Tenente Pereira, o projeto teve início em 2018 e ao final deste ano, terá formado aproximadamente 100 crianças. “Já trabalhamos com alunos da Escola Municipal Professor José de Sá e agora recebemos com muita alegria os alunos da Dr. Carlos e do CAIC. Para gente é motivo de muita felicidade, pois estamos estimulando essas crianças, participando diretamente da formação como pessoa delas. Cada uma tem uma história de vida diferente e quando chegam aqui, podemos trocar experiências e posso dizer que vai bem mais que isso, aqui podemos ensinar, aprender com eles, dar atenção, tratando-os sempre com muito carinho e respeito”, finalizou o comandante.

“O Bombeiro Mirim Guaxupé tem como missão trabalhar o controle do medo e prevenção ao pânico, preparando os pré-adolescentes e crianças para enfrentamentos das adversidades ao longo da juventude e vida adulta”, comentou Sargento D’Ávila, responsável pelo projeto em Guaxupé.

Os temas a serem trabalhados durante as aulas e atividades, inseridos dentro do contexto da atividade e da aula em si, são:

- Inclusão Social

- Controle do medo e prevenção do pânico

- Combate à violência doméstica – física e psicológica

- Prevenção às drogas e a criminalidade

- Combate à exploração sexual

- Educação ambiental – rural a urbana

- Prevenção de acidentes (afogamento, acidentes domésticos, trânsito)

- APH – Suporte Básico de Vida

- Higiene pessoal e cuidados com a saúde

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário