Portal da Cidade Guaxupé

Hackthon

Campus Muzambinho sedia o primeiro Hackathon IFSULDEMINAS

Equipes de estudantes de instituições de ensino da região e SP participaram da competição que escolheu o melhor projeto de app de eventos.

Publicado em 24/06/2019 às 02:19

Equipes da região participaram da competição em Muzambinho. (Foto: IFSULDEMINAS)

(Foto: IFSULDEMINAS)

J. Karlus se apresentou durante o Hackthon. (Foto: IFSULDEMINAS)

Campus Muzambinho recebeu primeiro Hackthon (Foto: IFSULDEMINAS)

Jurados avaliaram projetos apresentados no Hackthon (Foto: IFSULDEMINAS)

Equipe "The Bugs on The Table" venceu a competição. (Foto: IFSULDEMINAS)

(Foto: IFSULDEMINAS)

O IFSULDEMINAS realizou a 1ª edição de seu Hackathon, evento tecnológico que visa estimular entre seus participantes a busca por soluções inovadoras para questões cotidianas, valendo-se do desenvolvimento de protótipos ou softwares. O evento aconteceu no Campus Muzambinho, nos dias 15 e 16 de Junho, e contou com a participação de 12 equipes de todo o instituto sul-mineiro, totalizando 48 participantes.

Puderam se inscrever os servidores efetivos do IFSULDEMINAS e discentes regularmente matriculados no primeiro semestre de 2019 nos cursos técnicos ou de graduação desta instituição. 

O evento teve início com o café da manhã por volta das 8h30 de sábado, e teve continuidade com a apresentação das regras e tema aos presentes, que já ocupavam todo o auditório do prédio H. 

O clima de empolgação foi impulsionado pelo show de abertura, que contou com a palestra “A mágica da motivação”, ministrada pelo professor, palestrante, e mágico José Carlos Ciarallo Júnior. 

O grande desafio veio com a proposição do tema “comunicação e eventos”, cujos problemas identificados deveriam ser alvo de soluções tecnológicas inovadoras a serem promovidas pelas equipes, como a criação de aplicativos ou plataformas. 

Para a realização das atividades, as equipes foram formadas com um número máximo de três discentes, além de um servidor para coordenar o grupo.

A diretora do Portal da Cidade Guaxupé foi uma das juradas do evento. (FOTO: IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho)

Para julgar os trabalhos, a banca de jurados contou com a professora Ana Cristina Prado, que analisou o potencial de monetização dos projetos; a diretora do Portal da Cidade Guaxupé, a jornalista Ana Carolina Negrão, que colaborou com sua expertise em comunicação; o empresário Rubens Mussolin Massa, da área de pesquisa e inovação, além da Pró-Reitora Sindynara Ferreira e o assessor de Negócios do IFSP, Eder Sacconi. 

As equipes puderam contar ainda com mentores das áreas relacionadas, como a servidora Talita Valadares Carvalho (Relações Públicas), Adolfo Santana (programação), o professor Eduardo Mendes e, por fim, Ana Beatriz Françoso, sendo esses dois últimos do ramo empresarial.

Além destes, também participaram como avaliadores técnicos os professores Ramon Gustavo e Tiago Gonçalves Botelho . 

As intensas atividades do Hackathon foram pontuadas por diversos momentos de descontração e integração, atividades físicas, além das pausas para os comes e bebes. 

Equipe "The Bugs on The Table" venceu o Hackthon IFSULDEMINAS. (FOTO: IFSULDEMINAS)

A equipe vencedora desta edição foi a “The Bugs on The Table”, do Campus Muzambinho, constituída pelo mentor Rodrigo César Evangelhista, os alunos Samuel Lucas Santos Gomes, Natanael Fabrício Dacioli Batista e Jonathan Ramsés Alves Borges. 

O grupo deverá entregar um projeto sobre a tecnologia até o dia 21 de junho, o qual será revertido em três meses de bolsa para os discentes, caso sejam atendidos os requisitos do edital; Durante este período, a mentoria continua sob responsabilidade do professor proponente. 

Uma vez que apresente potencial para se tornar uma startup, a proposta poderá ser contemplada com a pré-incubação visando a continuidade de seu desenvolvimento. 

O Hackathon foi idealizado pela gestão do IFSULDEMINAS e executado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação juntamente com o Núcleo de Inovação Tecnológica e o apoio da ACAM Júnior, empresa Júnior do curso de Ciência da Computação. 

Segundo Cristina Janini, uma das organizadoras do evento, a proposta é que o Hackathon seja um evento institucional e itinerante, cujo curto prazo das atividades crie uma atmosfera produtiva que ensine os participantes a lidar com as pressões e imprevistos do mercado. 

Cristina reforçou ainda que a troca de experiências e conhecimentos traz grande aprendizado às partes envolvidas, amplia a chance de se encontrar soluções inovadoras para os problemas apresentados, além de oferecer experiências que permitam que os participantes se destaquem profissionalmente.

Fonte:

Deixe seu comentário