Portal da Cidade Guaxupé

lEARNING cAFÉ

Campus Muzambinho propõe plano para continuidade das atividades remotas

Proposta feita pelo Campus Muzambinho deve ser adotado pelo outros Campi do IFSULDEMINAS para as aulas EAD dos alunos.

Publicado em 06/05/2020 às 02:16

(Foto: Divulgação)

No dia 27 de abril, o ofício 31/2020 PROEN/RET/IFSULDEMINAS, formalizou o “Programa Emergencial de Ensino Remoto para superar a ausência das atividades acadêmicas presenciais quando da COVID-19” como sugestão para os demais campi do IFSULDEMINAS. O programa foi criado com base na “Learning Café”, proposta pedagógica do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho que visa reduzir o impacto da COVID – 19 no ambiente educacional.

Segundo o ofício, a iniciativa é importante porque “o retorno às atividades presenciais ocorrerá em período de atuação do coronavírus e nossos servidores, estudantes e terceiros continuarão expostos ao risco de contágio. É preciso ter no horizonte a possibilidade de novos picos da doença, suspensão de aulas presenciais e isolamento social intermitente, bem como retorno gradual as aulas presenciais. O planejamento deve prever ainda o possível afastamento de servidores com suspeita da doença, ou que se enquadrem ou coabitam com pessoas que se classificam nos grupos de risco. Tudo isso é um complicador para o restabelecimento pleno e normalizado das aulas presenciais e sua reposição”. 

A proposta pedagógica 

O nome “Learning Café” foi dado em homenagem ao produto que é o principal responsável pela manutenção da economia da região. E a proposta visa unir, em um aprendizado híbrido, práticas presenciais e virtuais que contemplem a matriz curricular necessária para um ensino adequado aos estudantes.

Criado por uma equipe coordenada pelo Diretor-geral Renato Aparecido de Souza, o projeto é representado pelo grão de café dividido em três partes: uma lateral representando o ensino durante o isolamento social, outra lateral representando o ensino pós quarenta, e o centro configurando o período no qual serão ofertadas aulas presenciais que terá duração de até dois meses. 

Segundo os organizadores, “a proposta está fundamentada na ideia do ensino híbrido o qual destaca a flexibilidade, a mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias. 

O projeto contempla a maioria das disciplinas em modalidade remota e as atividades presenciais obedecerão às regras determinadas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. 

O Learning Café ainda determina as formas avaliativas do processo educacional feitas presencialmente e remotamente. Ressalta ainda que que os estudantes que não participarem das atividades avaliativas remotas terão um prazo para concluí-las. 

Segundo o ofício do Programa Emergencial de Ensino Remoto, os demais campi poderão discutir as bases deste Programa e construir o seu “Plano Emergencial de Ensino Remoto” com orientações complementares da Pró-reitoria de Ensino e com a participação dos seus professores, técnicos administrativos, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica. 

Mais detalhes sobre a proposta pedagógica neste link.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário