Portal da Cidade Guaxupé

Premiação

Campus Muzambinho ganha prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Campus do IFSULDEMINAS ficou em 2º lugar na categoria Ensino Profissional.

Publicado em 17/10/2019 às 07:16

Professora Cristina Janini recebe o prêmio de 2º lugar. (Foto: Divulgação)

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistou o 2º lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, categoria Ensino Profissional. A solenidade de entrega da premiação nacional aconteceu no Centro de Convenções Centro-Sul, em Florianópolis, Santa Catarina, na semana passada. As professoras Cristina Lúcia Janini Lopes e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder representaram o Campus no evento.

O Prêmio foi criado com o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar práticas de educação empreendedora aplicadas em instituições de ensino de todo o país. Dessa forma, ele visa identificar iniciativas, atividades e projetos que são desenvolvidos nas salas de aulas que estimulem nos alunos comportamentos ou competências para empreender.

O prêmio foi entregue durante o evento ConheCER, promovido pelo Sebrae, com o tema “Educação Empreendedora – Pontes para Futuros fora da Caixa”. O seminário abordou a difusão de conhecimento e ampliação das discussões sobre a temática da educação empreendedora, as novas tendências e práticas para o setor, além de propiciar a ampliação das parcerias entre instituições estaduais, nacionais e internacionais. A cerimônia de premiação foi marcada pela palestra de Priscila Cruz, cofundadora e presidente-executiva do movimento “Todos Pela Educação”.

No total, foram recebidos 1.269 projetos inscritos, que passaram por seletivas estaduais e regionais. A etapa final, em Florianópolis, contemplou 60 finalistas de todo o país, e, na ocasião, foram anunciados os 12 ganhadores nacionais (1º, 2º e 3º lugares de cada categoria – fundamental, médio, superior e profissional). Os vencedores receberam troféu ouro, prata e bronze e participarão de uma missão técnica nacional, tendo a oportunidade de apresentar o projeto em evento nacional.

O relato do Campus Muzambinho foi construído pelos professores Cristina Lúcia Janini Lopes, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Renato Aparecido de Souza e Gustavo Rabelo Botrel Miranda. Os professores reuniram ações do Clube de Empreendedorismo durante o período de 2013 a 2019, incluindo a Semana de Empreendedorismo (Empreenda), Startup Universitário, atividades realizadas junto às disciplinas de empreendedorismo dos cursos, ações de extensão, atividades junto ao Escritório de Inovação (Elitt) e trabalhos de TCCs nessa área.

“Nos últimos anos, os professores, estudantes, técnicos adminsitrativos e demais colaboradores ligados ao Clube de Empreendedorismo e/ou à área de empreendedorismo do Campus Muzambinho sonharam, construíram, buscaram inspirar outras pessoas e reconstruir caminhos que pudessem de alguma forma provocar uma mudança de comportamento e contribuir com uma prática inspiradora para todos os jovens que fazem parte do ecossistema”, disse a professora Aracele Fassbinder.

"Este prêmio a fez perceber o quanto as ações voltadas para fomentar o empreendedorismo podem modificar contextos locais e, principalmente, regionais. Quando pessoas pensam e agem juntas, podem fazer a roda girar e modificar o mundo. Precisamos continuar assim, inspirando pessoas a se conectarem cada vez mais!", explicou a professora Cristina, que hoje também ocupa o papel de Diretora de Pesquisa e Inovação na reitoria do IFSULDEMINAS,

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário