Portal da Cidade Guaxupé

Encontec

10ª Edição do ENCONTEC abordará Agricultura 4.0

Evento, promovido pelo IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, acontecerá no dia 04 de abril.

Publicado em 08/03/2020 às 08:46

(Foto: Divulgação)

 ano de 2020 será marcado pela 10ª Edição do ENCONTEC – Encontro Tecnológico do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, edição para a qual são esperados aproximadamente 800 participantes. Neste ano, o ENCONTEC terá como tema a Agricultura 4.0, com o objetivo de apresentar aos produtores um conjunto de tecnologias digitais que possibilitará a otimização da produção agrícola. O evento será realizado no dia 04 de abril, a partir das 7h30, nas dependências do Campus.

O evento teve sua origem a partir do “Dia do Milho” da extinta Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. A programação, que até então era voltada apenas para o cultivo do milho, foi ampliada com a inserção de trabalhos experimentais da área de Ciências Agrárias executados no Campus e voltados à melhoria das atividades no campo, saúde e segurança. 

Atualmente, o ENCONTEC conta com exposições de trabalhos ligados a vários cursos e Grupos de Estudos que compõem o Campus. O evento engloba atividades de discentes e docentes dos cursos superiores de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Educação Física, Ciências da Computação e também dos cursos técnicos de Agropecuária, Alimentos, Enfermagem e Segurança do Trabalho.

Além de discentes e docentes, os técnicos administrativos e terceirizados também colaboram no evento. Ariana Vieira Silva, professora do Campus Muzambinho e organizadora do ENCONTEC, é uma das idealizadoras do evento e explicou que o tema do Encontro é levantado durante as palestras que são realizadas pelos acadêmicos em bairros rurais. A 10ª edição atenderá a demanda regional sobre a agricultura digital. “Nós do IFSULDEMINAS temos vários aplicativos em início de patente, e temos que apresentá-los para os produtores utilizarem na agricultura familiar, possibilitando assim mais atividades sustentáveis.”, declara a docente. O tripé da sustentabilidade é consolidado ao adotar sistemas mais econômicos, ambientalmente corretos e socialmente justos.

Os estudantes do Campus Muzambinho que se envolvem no ENCONTEC colocam em prática o Ensino, Pesquisa e Extensão, ações ligadas diretamente à missão da instituição. A professora Ariana pontua ainda que os alunos envolvidos adquirem desenvoltura para lidar com as dúvidas dos produtores e são preparados para atuar no mercado de trabalho, inclusive no que diz respeito ao processo de realização de Dias de Campo.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Deixe seu comentário