Portal da Cidade Guaxupé

Famílias Endividadas

Projeto de Lei pode reduzir número de superendividados no Brasil

Texto da PL 3515 vai permitir aos Procons conciliar acordos junto aos credores das dívidas de superendividados.

Publicado em 24/06/2020 às 02:40

(Foto: Divulgação)

A pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem de em quarentena em casa, agravou um problema que já vinha ocorrendo no país: o endividamento. É o que revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Consumidor (CNC) desde 2010. No mês de junho foi alcançado o recorde histórico de 67,1%. Paralelo a esse drama nacional dos consumidores, desde de 2015 tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.515, que pretende criar no Código de Defesa do Consumidor  (CDC) uma ferramenta poderosa no combate ao superendividamento.

O Brasil hoje tem mais de 60 milhões de endividados (SPC Brasil). Metade deles superendividados, ou seja, cujo volume de dívidas é tão alto, que inviabiliza a subsistência das famílias. O Projeto de Lei vai incluir no CDC (lei 8.078/90) a possibilidade dos órgãos que fazem parte do Sistema na Nacional de Defesa do Consumidor que congrega os Procons de todo país a repactuar as dívidas de forma conciliatória e preventiva. Na prática, vai dar poderes ao órgão de defesa do consumidor em reunir todos os credores e ajudar o consumidor a elaborar um plano de pagamento, que garanta a esse consumidor pagar as dívidas reservando uma quantia que assegure o mínimo existencial desses consumidores”. 

Na semana passada,  24ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça renovou o apoio do Sistema Nacional do Consumidor pela aprovação da PL 3515/15. Uma iniciativa que tem apoio de Procons de todo o Brasil, da OAB, Ministério Público do Consumidor, Defensorias Públicas do Consumidor e Entidades Civis de Defesa do Consumidor. A aposta é de que a alteração no CDC permitirá não apenas o combate ao superendividamento, mas também vai ajudar a injetar quase R$ 555 bilhões por ano (7% do PIB) na economia, através do retorno dessas famílias endividadas à possibilidade de consumo. 

O projeto, que já foi revisado pelo Senado e pela Câmara, precisa agora ser colocado em votação. Caso seja aprovado, será encaminhado para a sanção do presidente da República.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário