Portal da Cidade Guaxupé

até ás 20h

Novo Decreto traz toque de recolher e restrições no funcionamento do comércio

Decreto municipal nº 2.222 entra em vigor nesta quarta-feira (27), após cidade confirmar 18 casos do Novo Coronavírus.

Postado em 26/05/2020 às 23:01 |

Comércio terá restrição de funcionamento a partir desta quarta-feira (27). (Foto: Divulgação)

(Atualização 27/05 às 13h22: diferente do publicado no texto original, as autoescolas podem abrir às segundas, quartas e sexta-feiras. Esses estabelecimentos aparecem nas listas da onda branca e onda vermelha publicadas pela prefeitura. Em contato com o poder executivo, ele confirmou que o correto é a "onda branca". Pedimos desculpas pelo equívoco.)

A Prefeitura de Guaxupé divulgou na noite desta terça-feira (26) o Decreto Municipal nº 2.222, que altera retoma a “quarentena” no município. O decreto assinado pelo prefeito Jarbinhas, é válido até o dia 06 de junho. A nova regra prevê toque de recolher das 20h às 05h. O comércio considerado essencial poderá funcionar diariamente das 08h às 20h, com exceção de farmácias, drogarias e estabelecimentos de saúde.

Atividades comerciais na onda branca e amarela poderão funcionais apenas ás segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h às 18h. Essas ondas englobam atividades como floriculturas; lojas de móveis; tecidos; artigos esportivos; armas e fogos de artifícios; departamento e variedades; papelaria e livraria; vestuário escritórios e advocacia e contabilidade. O decreto ainda permite abertura de salões de beleza e atividades estéticas.

Está proibido funcionamento de lojas de decoração e interiores, lojas de recarga de cartucho, instrumentos musicais, equipamentos de telefonia, equipamento de áudio e vídeo; além de fotografia. Lojas de joias e bijuterias e bares também estão proibidos.

Com relação ao delivery de alimentação, as entregas podem acontecer até às 23h.

O cidadão que for flagrado descumprindo as regras pode receber multas que variam de R$ 459,93 a R$ 4.752,61.

Curva

O novo decreto foi publicado após reunião do Comitê de Combate ao Novo Coronavírus com representantes de Igreja, comércio, indústria e prestação de serviço, na manhã desta terça-feira (26). O decreto foi publicado após a cidade confirmar 15 casos de Covid-19 somente neste mês de maio.

Segundo o secretário de Governo, Artur Gonçalves Filho, o aumento brusco dos casos, se deve ao processo de testagem adotado pelo município.

Artur Gonçalves / Secretário de Governo / Guaxupé

Testes

Toda vez que nós temos um caso positivo, o trabalho da vigilância em saúde, ele é intensivo, no sentido de testar todos de testar todas aquelas pessoas no entorno daquela que foi positivada. E foi o que aconteceu nesse intercorrência. O grande número de pessoas testadas positivo, aconteceu em familiares de pessoas, ou era pessoas que convivem de maneira mais próxima. Não vou colocar esse número na conta do comércio de Guaxupé, porque o comércio adotou todas as medidas de prevenção

Artur Gonçalves / Secretário de Governo / Guaxupé

As atividades comerciais voltaram a ser restringidas quase um mês depois da flexibilização.

Confira o decreto a lista dos comércios NESTE LINK.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈 

Fonte:

Receba as notícias de Guaxupé no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário