Portal da Cidade Guaxupé

COVID-19

Médicos alertam sobre riscos da retomada da Feira Livre

Os médicos que atuam na linha de frente contra a COVID-19 em Guaxupé, alertaram sobre os riscos e Comitê Gestor deve editar novo decreto nesta segunda (30)

Publicado em 30/03/2020 às 06:41

Dr.ª Salma e Dr. Nilo advertiram sobre risco da retomada da Feira Livre. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (30) os médicos, Dr. Nilo Sérgio e Dr.ª Salma Galatte, estiveram reunidos junto ao Comitê de Combate ao Coronavírus onde expuseram de forma clara os possíveis riscos da retomada da feira livre que estava prevista para ocorrer no próximo sábado, dia 04 de abril. Mesmo diante da forma proposta pelo Comitê que haveria somente barracas de hortifruti, conforme o Decreto Municipal nº 2187, sem a venda de roupas, pastéis e demais produtos, os médicos alertaram sobre os desdobramentos que a sensação do “relaxamento” do isolamento social pode provocar em nossa cidade, induzindo o trânsito e aglomeração de pessoas justamente no momento em que isso não deve acontecer.

  A Prefeitura de Guaxupé havia recebido no dia 24 de março uma recomendação da SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de que as feiras livres voltassem a funcionar atendendo normas sanitárias e de espaçamento com exclusividade de produtos hortifrutigranjeiros, produzidos pelo agricultores locais. Atendendo as recomendações da SEAPA o Comitê elaborou o Decreto nº 2187 que foi assinado pelo prefeito Jarbinhas na sexta-feira, dia 27 de março de 2020. 

  Diante das explicações dos médicos, o Comitê entendeu que deva buscar outras alternativas que visam o escoamento da produção dos agricultores familiares de Guaxupé e está se reunindo para que nas próximas horas apresente ao prefeito um novo decreto que promova alternativas ao escoamento e remuneração da produção de alimentos produzidos pela agricultura familiar local. 

“Faço questão de ouvir nossos médicos. Eles sabem dos riscos e entendem quais as medidas devem ser adotadas, tendo autoridade para propor a revisão, a qualquer tempo, daquelas que já foram adotadas. Não podemos ter compromisso com o erro. Confio no Comitê, no trabalho incansável que ele vem realizando e tenho certeza de que irá conseguir uma alternativa que atenda aos anseios dos nossos agricultores e garanta a manutenção do isolamento social”, disse o prefeito Jarbinhas ao final da reunião.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário