Portal da Cidade Guaxupé

Decreto

Guaxupé flexibiliza a abertura do comércio com uso de máscaras obrigatório

Abertura do comércio vai seguir regras do “Minas Consciente” que divide atividades comerciais em ondas.

Publicado em 29/04/2020 às 08:49
Atualizado em

Comércio de Guaxupé será reaberto com uso obrigatório de máscaras. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Guaxupé)

A Prefeitura de Guaxupé divulgou no fim da tarde desta quarta-feira (29) o decreto nº 2.212 que flexibiliza a abertura do comércio da cidade a partir de amanhã (30). A abertura será feita com base no protocolo sanitário “Minas Consciente”, que divide a economia em ondas (verde- serviços essenciais; branca- baixo risco; amarela- médio risco; vermelha- alto risco; e roxa- serviços que só voltarão a funcionar após a pandemia).

Em Guaxupé, estarão autorizados a funcionar 168 atividades consideradas essências (verde); 19 atividades da onda branca e amarela, duas atividades da onda vermelha (hotéis, motéis, pensões e pousadas; e cabeleireiros e outas atividades de estética); além profissionais autônomos de advocacia a contabilidade.

Segundo o secretário de governo, Artur Gonçalves Filho, Município está flexibilizando na onda branca e onda amarela. “Na onda vermelha só manteve dois segmentos que já estavam abertos desde o início da quarentena”, informou durante transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura, no fim da tarde desta quarta-feira.

Veja aqui os comércios que estarão autorizados a funcionar.

UTI

Segundo a secretária de Saúde, Daniela Bettelli, os municípios da microrregião de saúde buscam recursos para ampliar o número de leitos de UTI na Santa Casa da cidade.

“Na semana passada tivemos três reuniões com os secretários da microrregião da saúde com a participação do MP onde ficou definido que Guaxupé, por ser o único hospital da região com leitos de UTIs, que ele será a referência para receber casos graves. O desenho foi determinado, e para toda região, são necessários 13 leitos de UTIs. Estamos trabalhando para ampliação desses leitos. Já mandamos uma proposta pela regional de Saúde para conseguir mais cinco respiradores com o governo do estado”, afirmou a secretária.

Máscaras

Para ter a flexibilização, a prefeitura adotou o uso obrigatório de máscaras por todos os guaxupeanos. Dentro os estabelecimentos, os comerciantes deverão estar atentos ao uso do EPI pelos consumidores. Os consumidores também deverão manter distância de dois metros de outras pessoas.

“Uso de Mascaras será obrigatório bem como o álcool em gel e distanciamento e o decreto traz penalidades para descumprimento. Comércios terão 30% da capacidade, um funcionário para controlar a entrada nos comércios. Mesmo fora dos bancos e lotéricas deverão usar máscaras e será de responsabilidade dos estabelecimentos”, disse o secretário de Desenvolvimento econômico Renato Gouvêa.

Quem não usar a máscaras será advertido num primeiro momento. No momento da primeira reincidência haverá multa de R$459,93, e segunda reincidência R$ 4.752,61. Na terceira reincidência, o estabelecimento terá o alvará cassado. As multas serão revertidas para o Fundo Municipal da Saúde.

Restaurante popular

Fechado desde o início da quarentena, o Restaurante popular voltará a funcionar, mas em esquema de self-service.

“O Restaurante Popular voltará a funcionar de uma outra forma. Como os estabelecimentos comerciais poderão funcionar com 30%, seria uma incoerência abrir o restaurante com um terço da capacidade. Só não vamos trabalhar no sistema de self-service. Vamos ter a organização de uma fila, com distanciamento de dois metros e uso obrigatório de mascaras, pia e sabão. Os frequentadores estarão recebendo marmitex, mas o consumo deverá ser feito em outro local”, explicou Artur Gonçalves.

Entretenimento

Os restaurantes e bares poderão abrir, com 30% da capacidade total. O atendimento no local poderá ser feito até às 22h. Depois deste período, somente delivery.

“Dentre a programação do Minas Consciente não há possibilidade de entretenimento. Não poderá haver colocação de cadeiras e mesas e calçadas”, explicou o secretário de Segurança Pública, Major Márcio Nunes, que esteve presente na reunião.

Isolamento social

Mesmo com a reabertura do comércio, a prefeitura alerta que o período de isolamento social continua.

“O distanciamento social permanece no município. O governo do Estado deu informações importantes Guaxupé também vai receber EPIS e testes rápidos. A quarentena permanece. O decreto faz um alinhamento com o governo do estado e mantém o distanciamento social”, disse o secretário de Administração Rafael Olinto.

Academias e Igrejas

Academias de musculação, Clubes Recreativos, cinema, igrejas e festas, como rodeio, estão na onda roxa, e por isso só poderão voltar a funcionar após a pandemia. Comércio ambulante de alimentos, também está inserido nesta onda

“Esses segmentos estão sendo considerados pós pandemia. Só poderão voltar pós pandemia. Essa caracterização foi estabelecida pelo governo de Minas”, ressaltou Artur.

Veja aqui quais são os comércios que não poderão abrir e os que estão na onda roxa.

Segundo o secretário, o decreto pode ser modificado e voltar a restringir as atividades econômica, caso a adesão ao uso da mascara e as regras de distanciamento não sejam cumpridas. Um possível aumento dos casos de Covid-19 no município também poderá forçar o fechamento do comércio.

O município possui até o momento três casos confirmados da doença: duas pacientes já tiveram alta médica, e uma idosa de 72 anos permanece internada, em isolamento, na Santa Casa. Outros dois pacientes estão internado com sintomas da doença, mas sem confirmação

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário