Portal da Cidade Guaxupé

Quarentena

Comerciantes emitem nota oficial sobre o decreto de quarentena em Guaxupé

Desde sábado (09), Guaxupé está sob decreto de Quarentena que permite abertura de comércios considerados essenciais.

Postado em 11/01/2021 às 14:19

(Foto: Divulgação)

No primeiro dia útil do Decreto de Quarentena que fechou comércio considerados não essenciais, os comerciantes de Guaxupé emitiram comunicado à população em tom de repúdio às medidas adotadas pela prefeitura.

Na quinta-feira (07), a prefeitura emitiu Decreto de Quarentena. A decisão vai na mesma direção do programa Minas Consciente, que definiu que a microrregião de Guaxupé permaneça na Onda Vermelha ao longo dessa semana.

Além de Guaxupé, Guaranésia, que também pertence à microrregião de saúde também decretou o fechamento e somente estabelecimentos considerados essenciais podem funcionar. Na sexta-feira (08), a Associação de Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), orientou que os municípios da associação a adotarem medidas de fechamento do comércio não essencial.

Até ontem, Guaxupé registrou 1638 casos de covid-19. Dos 14 leitos de UTI covid, sete estão ocupados por pacientes de Guaxupé, e 6 por pacientes de Guaranésia, São Pedro da União e Juruaia, cidades que são atendidas pelo hospital.

Veja a nota do comércio:
"COMUNICADO A POPULAÇÃO GUAXUPEANA

Na última quinta- feira, dia 07 de janeiro de 2021, fomos surpreendidos com uma decisão da Prefeitura, totalmente arbitrária, ditatorial e sem nenhum estudo científico que comprove a eficácia da mesma. 

Todos comerciantes e prestadores de serviços de Guaxupé, valorizam a vida, apoiam e apoiarão todas atitudes que forem necessárias para defender a saúde da população. 

Porém para apoiarmos, as atitudes devem ser baseadas em estudos científicos, ou seja, jamais apoiaremos decisões da Prefeitura que tenham por intenção apenas enganar a população, como se diz popularmente “ Fazer uma média”, fingir que tal atitude resolve. 

A população precisa saber que quando é anunciado na mídia por parte da Prefeitura o “ fechamento do comércio” , nada mais é que o fechamento só de alguns pequenos comércios que não geram nenhum tipo de aglomeração e que seguem rigorosamente todos os padrões de prevenção a saúde determinados pelo Ministério da Saúde, ou seja, locais que a chance de transmissão do Covid é praticamente nula. 

O que os pequenos comerciantes não entendem, é porque na sua loja que muitas vezes no decorrer do dia entram apenas 3 ou 4 pessoas tem que ser fechada porque “ Causa Aglomeração” e:

- Mercados que entram mais de 1.000 pessoas no dia em cada não causam Aglomeração; 

- Indústria que trabalha mais de 300 pessoas por dia não causa Aglomeração;

- Festas que estão ocorrendo por toda parte da cidade não causam Aglomeração;

- Lotéricas que passam mais de 500 pessoas por dia em cada não causam Aglomeração;

- Bancos que passam mais de 600 pessoas por dia em cada não causam Aglomeração;

Outro ponto importante que a população precisa saber é que a Santa Casa de Guaxupé foi selecionada pelo Ministério da Saude para ser Centro de Covid de nossa macro região, sendo assim, infelizmente, enquanto essa epidemia existir, a Uti da Santa Casa sempre estará lotada, porque vão continuar vindo pacientes de várias cidades para nosso hospital, e para isso o mesmo recebe verbas de todos municípios. 

A população precisa saber que apenas Guaxupé fechou os comércios, todas as outras cidades que enviam pacientes para Santa Casa, estão com todos seus comércios abertos normalmente. 

O que deve ficar claro para população é que a própria Diretora da Uti da Santa Casa, Dr. ª Salma Galatte afirmou que o fechamento de alguns pequenos comércios não vai diminuir a transmissão ou internações por Covid, o que realmente resolve é toda população seguir todas as normas de prevenção como uso de máscaras, lavar as mãos e não fazer aglomerações, além é claro da Prefeitura agir e punir os irresponsáveis. 

O Juiz da nossa cidade, Dr. Milton Furquim, também concorda que o fechamento do comércio não é a solução. 

A pandemia teve início em Março, infelizmente todos sabíamos que era uma doença séria e que seriam necessários mais leitos de enfermaria e Uti. 

Fica a pergunta:

- A Prefeitura se preparou?

- Construiu Hospitais?

- Construiu Hospitais de Campanha?

Desde o início a única atitude da Prefeitura foi “ Fechar o Comércio”. Não aguentamos mais sermos culpados do que não temos culpa, somos geradores de empregos, pagamos impostos, aluguéis e precisamos sustentar nossas famílias. 

A Prefeitura vai pagar os salários de nossos funcionários?

Já que está nos proibindo de trabalhar, a Prefeitura vai pagar nossa alimentação, porque somos “gente” precisamos comer e beber. 

A Prefeitura pode contribuir e muito para diminuir o avanço da Covid na nossa cidade, para isso, basta fazer o correto que é multar as pessoas que não utilizam mascaras e acabar com as festas e aglomerações. 

Nossa recomendação é para ao invés de usar a Guarda Municipal para proibir pais de família de trabalhar, ela peça para Guarda acabar com todas as festas e aglomerações que continuam acontecendo e para multar todas as pessoas que se recusem a seguir os protocolos sanitários. 

A população precisa saber que em todos Estado de Minas Gerais, apenas Guaxupé está com o comércio fechado, ou melhor, com os pequenos comércios fechados. 

Todo as cidades do Estado de São Paulo estão com os comércios, shoppings, centro populares com o Brás e 25 de março abertos. 

Será que de todo o Brasil, os únicos lugares que transmitem Covid são os pequenos comércios de Guaxupé? 

Portanto não faz o menor sentido somente nós comerciantes continuarmos a sofrermos restrições, ainda mais que a Prefeitura tem total amparo JURÍDICO E CIENTÍFICO para acabar com essa situação que tanto aflige nossa categoria imediatamente, basta apenas que siga os protocolos de saúde, a lei e libere a abertura. 

#ChegadeHipocrisia #PrecisamosTrabalhar"

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈

Fonte:

Receba as notícias de Guaxupé no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário