Portal da Cidade Guaxupé

cOBRANÇA mei

Após questionamento do MP, Prefeitura suspende cobrança de taxas dos MEIs

Questionamentos foram feitos após representação do vereador Jorginho, sobre taxas cobradas irregularmente de Microempreendedores Individuais (MEI).

Publicado em 19/02/2020 às 03:36
Atualizado em

Promotor Cláudio Marins questionou Prefetura sobre cobranças de taxas dos Microempreendedores individuais. (Foto: Arquivo/ Carol Negrão)

A prefeitura de Guaxupé suspendeu, no fim do mês de janeiro, a cobrança de taxas municipais cobradas de Microempreendedores Individuais (MEI) no município. A paralização da cobrança aconteceu após questionamentos do promotor Cláudio Marins ao município após abertura de apuração de “notícia de fato” pelo Ministério Público.

A “notícia de fato “ foi instaurada após representação do vereador Jorge Batista Bento da Paz (SD), em novembro do ano passado. De acordo com o vereador, a representação foi feita depois de questionamentos feitos por microempreendedores individuais à Jorginho sobre taxas municipais como a Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA) e Taxa de Localização, Instalação e Funcionamento (TFLIF).

Na representação, o vereador informa que segundo resposta da Secretaria de Finanças, o valor arrecadado com essas taxas no ano de 2018 foi de R$193.574,61.

Os questionamentos do promotor foram no sentido de esclarecer se as taxas municipais eram cobradas, mesmo com a lei federal isentando os microempreendedores.

“ Não foi uma recomendação, mas acaba fazendo esse papel. Como o município respondeu que a cobrança das taxas foi suspensa, a notícia de fato será arquivada, uma vez que o objetivo foi cumprido”, explicou o promotor Cláudio Marins ao Portal da Cidade Guaxupé.

Em resposta ao questionamento, a procuradora do município, Liziane Durante, informou ao MP de que a Secretaria de Finanças e a Vigilância Sanitária foram recomendadas a obstarem as cobranças dos microempreendedores individuais.

Para o vereador Jorginho, o município deve ressarcir os microempreendedores que foram lesados com as cobranças indevidas. “Mas ainda é preciso estudar para saber como isso pode ser feito”, disse o vereador.

Lei Federal 

O regime jurídico do Microempreendedor Individual foi regulamentado em 2006, mas a lei federal complementar nº147 de agosto de 2014, “reduziu a zero todos os custos, relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao Microempreendedor Individual, incluindo os valores referentes a taxas, a emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas”.

Em Guaxupé, a lei municipal que trata das taxas cobradas dos MEIs é de 2011.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈


Fonte:

Deixe seu comentário