Portal da Cidade Guaxupé

Regulamentação

Anatel aprova novo regulamento de qualidade para Internet, telefonia e TV

Novo regulamento prevê que caso a operadora tenha classificação baixa, cliente fica desobrigado a pagar a multa de fidelidade.

Publicado em 07/01/2020 às 23:07
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O modelo de Qualidade proposto pelo Conselho Diretor da Anatel foi aprovado pela Agência brasileira em dezembro do ano passado. Este novo modelo regulatório terá o intuito de ser mais responsivo e de incentivar os provedores de telecomunicações a cumprirem as ações regulatórias.

O novo modelo de qualidade deve entrar em vigor em 2021. Até lá haverá uma avaliação experimental, em que a Anatel será encarregada de acompanhar os indicadores que tenham familiaridade com o novo modelo.

A agência vai classificar anualmente as provedoras estaduais, nacionais e municipais com Selos de Qualidade. Estes são:

• Categoria A

• Categoria B

• Categoria C

• Categoria D

• Categoria E

Caso uma operadora tenha um rebaixamento para as categorias D ou E, o cliente não terá que pagar multa pelo tempo de fidelização.

Em síntese, o documento regulatório terá o Índice de Qualidade de Serviço (IQS), o Índice de Qualidade Percebida  (IQP) e o Índice de Reclamação dos Usuários(IR), trazendo com ele mais qualidade em todos os serviços de telecomunicações, além de simplificar as regulamentações atuais.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário