Portal da Cidade Guaxupé

Cultura

Workshop na APAE mostra a criação teatral para alunos especiais

Oficina foi ministrada pelo diretor, ator e professor de teatro Rodrigo Azevedo, na noite dessa terça-feira (08), na Apae de Guaxupé.

Publicado em 08/10/2019 às 21:36

Rodrigo ministrou workshop na APAE de Guaxupé. (Foto: Carol Negrão)

Rodrigo trabalha há 8 anos com teatro com alunos portadores de necessidade especiais. (Foto: Carol Negrão)

Coletivo Re-Existência apresentou a peça "Minha Infância Querida", durante a abertura do evento. (Foto: Carol Negrão)

Coletivo Re-Existência apresentou a peça "Minha Infância Querida", durante a abertura do evento. (Foto: Carol Negrão)

Público acompanha a abertura da Semana Elias José e Festival Tramas e Dramas. (Foto: Carol Negrão)

Grupo Passarim fez homenagem à Silvinha. (Foto: Carol Negrão)

Na noite dessa terça-feira (08) professoras da APAE de Guaxupé participaram do Workshop “Teatro na Educação Especial”, ministrado pelo professor de teatro Rodrigo Azevedo. A oficina faz parte da programação da 9ª Semana Elias José, que começou no domingo (06), juntamente com o 8º Festival Tramas e Dramas.

Rodrigo é professor de teatro há 8 anos na APAE de Três Cachoeiras (RS), e trouxe para os professores de Guaxupé técnicas para trabalhar a dramaturgia com deficientes físicos e intelectuais.

“ O nosso trabalho barra na questão financeira. A dificuldade de trabalhar com alunos que possuem alguma deficiência, ela é muito maior no início, quando tu começa a trabalhar com eles. Porque tu também vai te entender, vai entender e conhecer ele, e vai aprimorando técnicas”, explica Rodrigo Sobre as dificuldades de se trabalhar com alunos especiais.

Um dos diferenciais para trabalhar com alunos com necessidades especiais é manter o trabalho frequente. Rodrigo leva um ano para montar um espetáculo com os alunos de Três Cachoeiras. Mas o professor revela que o teatro promove melhora no desenvolvimento desses alunos.

“Quando eu comecei com eles, eles eram mais tímidos, eram mais fechados. Hoje em dia não, eles dialogam mais, eles têm mais expressão. Eu sinto eles vivos no teatro sobretudo. Mas uma das coisas que eu notei mais fortes foi o trabalho em grupo e o respeito ao próximo”, ressaltou o professor.

Homenagem

Neste ano, a Semana Elias José tem como tema o livro “A Caixa Mágica de Surpresas”, escrito por Elias José em 1984. A patrona da festa deste ano é a esposa do poeta, Sílvia Monteiro Elias, que faleceu em abril deste ano. 

(Foto: Carol Negrão)

Na abertura da Semana Elias José, que aconteceu no último domingo, foi realizada uma homenagem à Silvinha. Um microfone num pedestal com uma flor foi deixado no meio do palco com voz de Silvinha falando sobre o Instituto Cultural Elias José e sobre o Grupo Passarim.

Veja a programação dos eventos abaixo:





Fonte:

Deixe seu comentário