Portal da Cidade Guaxupé

Cultura

Tiago Mineiro transforma centro histórico de Alfenas em palco para clipe

Pianista de Alfenas, a 105 km de Guaxupé, exalta cultura do Sul de Minas no EP "Pode Agradecer?"

Publicado em 24/01/2021 às 23:14

Tiago Mineiro levou seu piano à Praça Getúlio Vargas para homenagear Alfenas (Foto: Igor Formiga)

A Igreja Matriz de São José e Dores, de Alfenas, é o cenário principal para o novo clipe do pianista Tiago Mineiro em música que leva o nome da cidade ao sul de Minas Gerais em homenagem do compositor à sua terra natal.

Alfenas é o terceiro single extraído de 'Pode Agradecer?', álbum recentemente lançado por Mineiro, de 37 anos, e que ilustra musicalmente as paisagens do sul de Minas e a festa da Folia de Reis presente na cultura popular da região. O disco está disponível nas plataformas de música. 

Alfenas é uma música sublime, elegante e, segundo Mineiro, uma canção nostálgica que remete às lembranças e à vida serena na cidade e no interior. Participam também o baixista Edu Malta e o baterista Thiago Sonho (Tony Tornado, Mano Brown). 

"Eu sempre quis colocar um piano na praça em frente à igreja matriz. Imagino esse clipe desde criança. E agora, fazer isso homenageando minha cidade, é a realização de um sonho", conta Tiago Mineiro que levou o instrumento para a Praça Getúlio Vargas. 

De 'Pode Agradecer?' já foram lançadas as músicas 'Os Bastião' e 'Estradas Geraes' que conta com a participação especial do também pianista e maestro Wagner Tiso, 75, provocando um verdadeiro encontro de duas gerações do piano mineiro. 

Tiso, que divide o Sul de Minas como ponto em comum da vida com Tiago Mineiro, é reconhecido por uma obra marcada pelo experimentalismo e fusão entre música popular brasileira, o jazz, o rock progressivo e a música de concerto e integra a geração de músicos mineiros chamada de Clube da Esquina responsável por um movimento de inovação na música nacional tendo como um de seus expoentes Milton Nascimento.  

O piano usado nas filmagens de Alfenas foi cedido pela G. Veronesi Pianos e a direção do clipe foi assinada por Igor Formiga. 

Sobre Tiago Mineiro 

Após mais de uma década de carreira dedicada a emprestar o talento nas teclas para os maiores nomes da música brasileira como Tony Tornado, Cláudya, Jane & Herondy, Edu Falaschi, Made in Brazil e Landau em inúmeros shows e mais de 40 CDs e DVDs, Mineiro, 37, se lança em carreira solo com o álbum instrumental 'Pode Agradecer?'.

Mineiro, que recentemente venceu a etapa popular do Prêmio Profissionais da Música na categoria Artista, Intérprete e Cultura Popular, um dos principais da canção nacional, vive e estuda a Folia de Reis desde criança, quando as chamadas Companhias de Reis, que é o nome dado ao grupo de fiéis que se organiza para celebrar o encontro dos Três Reis Magos com o Menino Jesus, passavam perto de sua casa. Tiago Mineiro se empenha em, além do disco, fazer um registro dessa movimentação cultural e sonora no site companhiadereis.com.br.  

Mineiro também é pintor e registra em quadros a Folia de Reis além de pintar outros motivos. Sua experiência com as telas é muitas vezes dividida com o público em Lives no Instagram @tiagomineiropiano.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp e no Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando nestes links: Whatsapp/ Telegram.👈 


Fonte:

Deixe seu comentário