Portal da Cidade Guaxupé

Em guaxupé

Projeto PIPA, da FAOP, completa um mês de atividades em Guaxupé

A coordenação da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP em Guaxupé, divulga as principais atividades realizadas durante o primeiro mês do Projeto PIPA.

Publicado em 29/12/2022 às 11:57

Professora Jéssica Gomes e os futuros auxiliares de conservação e restauração de bens móveis formados na FAOP. (Foto: Foto: Eudaldo Monção Jr.)

Equipe FAOP em Guaxupé/MG - Coordenador Eudaldo Monção Júnior e as professoras Jéssica Gomes (Auxiliar de conservação e restauração de bens móveis) e Lik Ribeiro (Pintura e Desenho) no Teatro de Guaxupé. (Foto: Divulgação)

Tendo início no dia 29 de novembro deste ano, o Programa PIPA (Pertencimento, Identidade, Patrimônio e Arte) completa um mês de atividades em Guaxupé, através da realização dos cursos de Pintura e Desenho, ministrado pela professora Lik Ribeiro, e o curso de Auxiliar de Conservação e restauração de bens móveis, que foi ministrado nesta primeira etapa do projeto, pela professora Jéssica Gomes. As formações estão sendo realizadas inicialmente nas salas de aula localizadas no Teatro de Guaxupé, sempre às terças e quintas-feiras, das 13h às 17hs, para trinta estudantes integrantes do Programa Juventude Positiva da Prefeitura de Guaxupé.


Estudantes durante curso de Desenho e Pintura com a professora Lik Ribeiro. (Foto: Eudaldo Monção Jr.)

Os cursos oferecidos pela Fundação de Arte de Ouro Preto em Guaxupé, deverão ocupar, em breve, as instalações da antiga Cadeia Municipal, na área central da cidade.

No âmbito do Programa PIPA, os estudantes vivenciaram diversas experiências relacionadas ao patrimônio e experimentaram técnicas de desenho e pintura ao longo desses dez encontros. As aulas do curso de Desenho e Pintura ministrado pela professora Lik Ribeiro, contemplaram aulas externas através de visitas a diversos locais da cidade como o Parque Municipal Mogiana, onde foram realizados exercícios de observação do entorno, com finalidade de representar espaços da cidade através da prática do desenho.

Durante as aulas, os estudantes também experimentaram a confecção de tapete devocional, através do acompanhamento do tingimento e confecção com Ana Célia Teixeira, artista da cidade de Ouro Preto. Ao longo do curso, os alunos produziram diversas obras que foram expostas na parede da sala de aula e tiveram como principal referência o livro “A Paisagem Mineira” de Jacob Klintowitz. Os estudantes visitaram também uma casa de decoração, onde obras da professora Lik Ribeiro estavam expostas. Na oportunidade, a professora comentou com a turma, sobre os processos de curadoria para diferentes tipos de públicos, espaços e ocasiões.

A formação em desenho e pintura contemplou também exibição de filmes relacionados à arte, como o documentário (Arte Urbana por elas) que ressalta o papel das mulheres no contexto da arte urbana. Foi exibido também os curtas produzidos pela professora Lik Ribeiro, intitulados (No tempo da catira) e (Lik - Processo Criativo), seguido de roda de conversa sobre grafite e conteúdos apresentados durante o curso, além de filmes sobre patrimônio integrantes da Mostra Cinemas do Brasil.

Já no curso de Auxiliar de conservação e restauração de bens móveis, os estudantes produziram um relatório de danos do Teatro de Guaxupé. Realizado como atividade, o relatório consistiu num mapeamento de risco das instalações do Teatro, com o propósito de identificar os principais danos no patrimônio, assim como problemas no edifício, para obter um diagnóstico do espaço.

O curso contemplou também uma visita técnica na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Na visita os alunos foram até a Cripta e puderam observar a tipologia do acervo, identificando patologias e o estado de conservação de cada bem móvel. O intuito foi valorizar o Patrimônio Cultural local e propor ações para a preservação do mesmo de acordo com o que foi estudado durante o curso de Auxiliar em Conservação e Restauro com a Professora e Restauradora Jéssica Gomes.

O engenheiro da Catedral, José Eduardo Mazilli, acompanhou a visita e enriqueceu o estudo in loco. Durante a formação, foi realizado também um Workshop de Pequenos Reparos em Papel. Com essa prática, os alunos vivenciaram as técnicas de higienização de documentos.

Também puderem fazer pequenos reparos em papel com o auxílio de papel japonês e cola de restaurador CMC.

"Os cursos são muito bons. Estou aprendendo muito e gostando cada vez mais do meu jeito de desenhar. Gostei de todos profissionais envolvidos e em poucas aulas que tivemos, já aprendemos o que é realmente a arte e de como cuidar de itens históricos”, disse o estudante Luiz Otávio Ribeiro, de 17 anos. 

A partir de janeiro, o curso de auxiliar de conservação e restauração de bens móveis iniciará uma nova etapa com o professor Rafael Bassi, que iniciará o módulo patrimônio cultural, que terá foco na identificação de suportes, técnicas e materiais dos bens culturais. O próximo módulo do curso de Pintura e Desenho ministrado pela professora Lik Ribeiro, terá um direcionamento maior para as práticas de pintura utilizando tintas, pincéis e outros materiais. As atividades de pintura terão como principal referência os trabalhos estudantis realizados no primeiro módulo do curso, com finalidade do acompanhamento da evolução dos exercícios propostos.

Serão confeccionados também, colchas de retalhos onde serão exploradas as técnicas da costura e colagem associadas com a pintura.

Novas ações paralelas estão sendo pensadas para complementar as formações, como a exibição de novas sessões da Mostra Cinemas do Brasil, um panorama de filmes sobre cinemas de rua, que dialogam com patrimônio, restauração arquitetônica, fotografia, documentos históricos e pintura. Além de novas visitas técnicas que serão realizadas nos patrimônios históricos e equipamentos culturais de Guaxupé, como o Museu Histórico e Geográfico, Palácio da Justiça e a Antiga Cadeia Municipal, futura sede da FAOP em Guaxupé.

O Programa PIPA, oferece atividades de formação e qualificação no âmbito da cultura, da arte, do artesanato e do patrimônio cultural para os jovens participantes do Programa JUVENTUDE POSITIVA (PJP) da Prefeitura de Guaxupé, realizado através da Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP.  O projeto em Guaxupé é coordenado por Eudaldo Monção Jr.

Fonte:

Deixe seu comentário