Portal da Cidade Guaxupé

revtalização

Prédio da Casa da Cultura passa por revitalização

Obra no valor de R$242 mil tem recursos do FUMPATRI.

Publicado em 04/05/2020 às 22:21

Prédio da Casa da Cultura passa por revitalização. (Foto: Divulgação)

Prédio da Casa da Cultura passa por revitalização. (Foto: Divulgação)

Prédio da Casa da Cultura passa por revitalização. (Foto: Divulgação)

Está em fase final a obra de revitalização do prédio da Prefeitura que pertenceu a Companhia Mogiana e que desde dezembro de 2008 abriga a Fundação Casa da Cultura de Guaxupé. Ao lado da Secretaria Municipal de Educação e pertencente ao complexo Parque da Mogiana, o prédio chama a atenção por sua beleza e por manter as características arquitetônicas da época.

  Quem passa pela Avenida Felipe Elias Zeitune tem notado que o prédio que abriga a Casa da Cultura está em reformas. Essa é a primeira vez que o local recebe tamanho investimento, oriundos do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico  (FUMPATRI), destinado à manutenção e preservação de imóveis públicos tombados como patrimônio histórico em Guaxupé. 

  “A reforma do prédio Casa da Cultura consiste em algo de suma importância para o desenvolvimento cultural e histórico da cidade. A expressão arquitetônica por si só já menciona tal valor. Diante disso e da necessidade do uso podemos reafirmar que se fazia necessária a reforma. Anteriormente o prédio havia sido restaurado quando abrigou a então casa da cultura. A atual reforma aconteceu no ato de uma revitalização com intervenções onde mostra o antigo e o novo, um diálogo relevante para história e para cultura de nossa cidade”, falou Eliton Pereira, secretário Municipal de Obras e responsável pelo projeto.    

  A liberação do recurso só foi possível após aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico que entendeu a importância da reforma geral do prédio, mantendo as características arquitetônicas e preservando a história da Companhia Mogiana no município. 

  A revitalização compreende higienização sanitária de todo o prédio, instalação do forro da sala de música e cafeteria, colocação de novos pisos na varanda que dá acesso ao Parque Municipal da Mogiana, instalação de calhas, portões e grades para garantir a segurança patrimonial do local, invernização de todo o madeiramento, melhorias nos banheiros, substituição parcial do telhado e pintura em geral. 

  Num total de R$242 mil, disponibilizados através do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico de Guaxupé, a obra que dura há aproximadamente cinco meses, está prevista para ser finalizada ainda neste mês de maio.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário