Portal da Cidade Guaxupé

Revolta

Obra na Balaustrada causa revolta entre internautas de Guaxupé

Obra começou na semana passada, mas retirada de ladrilhos, bancos e balaústres irritou internautas.

Publicado em 30/07/2020 às 02:38
Atualizado em

Calçada foi retirada com máquina. (Foto: Reprodução/Facebook)

Calçada foi completamente arrancada em obras na Balaustrada. (Foto: Victoria Zoldan)

Em alguns pontos, as balaústres foram retiradas. (Foto: Victoria Zoldan)

Obras na Balaustrada, que faz parte do Complexo Arquitetônico da Mogiana, foram criticadas por internautas. (Foto: Victoria Zoldan)

Obras na Balaustrada, que faz parte do Complexo Arquitetônico da Mogiana, foram criticadas por internautas. (Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Victoria Zoldan)

A reforma da balaustrada da antiga estação ferroviária de Guaxupé causou polêmica nesta quinta-feira (30) entre internautas da cidade. A obra, que começou na quinta-feira passada, retirou o calçamento de ladrilho, bancos e parte das balaústre-as colunas usadas para amparar as cercas no jardim da estação ferroviária.

A balaustrada faz parte do complexo arquitetônico da Mogiana, que foi tombado pelo patrimônio histórico pelo decreto municipal n°856/1998.

Internautas questionaram a necessidade de se retirar os itens originais da construção. “Um patrimônio histórico de Guaxupé, se não for reconstruído exatamente como era, será uma triste herança para esta gestão, ficará marcada não belas obras que realizaram, mas pela destruição da história da cidade”, disse um internauta.

Após as críticas, a página oficial do prefeito Jarbinhas publicou nota sobre a obra. “Fizemos o projeto seguindo e mantendo cada detalhe do local, passamos pela análise do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico que até aprovou a reforma, entendendo também a necessidade de se preservar a história da balaústre. A calçada e os bancos estavam totalmente danificados, como podem ver nas fotos, e a própria balaústre com partes condenadas, trazendo risco aos pedestres. Infelizmente com avaliação técnica, foi constatado que algumas partes terão que ser reconstruídas e outras serão possíveis a restauração. Iniciamos a reforma geral que irá acontecer pelos próximos 04 meses”, informou a publicação do prefeito.

Outra internauta criticou a falta de divulgação da obra. “Mas, até ontem, grande parte da população, com algumas exceções, não sabia da 'reforma' da parte superior da Fepasa. Hoje veio a nota de esclarecimento. Só hoje, com tudo já no chão. Um projeto desses, que atinge a memória e o patrimônio histórico da cidade, se não por questões legais, ao menos por respeito ao povo que ama essa cidade, deveria ser amplamente divulgado, justificado, explicado, debatido”, disse na publicação.

Obra


Calçada da balaustrada foi quebrada para obra de revitalização. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

O Portal da Cidade Guaxupé entrou em contato com a prefeitura questionando a obra. Segundo o município, trata-se de uma restauração, mas há alguns pontos em que não é possível fazer a restauração e por isso será reconstruída. A obra de revitalização do Complexo Mogiana é feita com recursos do Fundo do Patrimônio Histórico no valor de aproximadamente R$300 mil.

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Guaxupé Ana Cristina Serrano Mascarenhas, o órgão aprovou a revitalização do complexo arquitetônico da Mogiana. De acordo com a presidente, fazem parte da revitalização, obras no prédio da antiga estação, no galpão onde está a Casa da Cultura e a balaustrada. " Foi aprovado o projeto macro, porque ele se divide em pequenos projetos de intervenção e ele foi aprovado pelo conselho. Nas outras fases não houveram questionamentos. Mas a polêmica nos deu um alerta para que nas próximas intervenções seja avaliado também a execução técnica do projeto", explicou Ana Cristina. 

Ainda de acordo com a presidente do conselho, a execução do projeto será colocada na pauta de debate da próxima reunião, que acontece no início de agosto. " O que pode ser aproveitado (da construção original) tem que ser aproveitado. Se tiver necessidade do Conselho revogar a autorização da revitalização, porque não foi mantido os itens originais, nós faremos a revogação", disse Mascarenhas ao Portal da Cidade.

A antiga estação ferroviária de Guaxupé foi inaugurada em maio de 1904 e foi a porta de entrada para a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios-libaneses que tiveram papel importante na cultura e economia da cidade. A ferrovia também foi fundamental no escoamento de café produzido na região.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Guaxupé no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe clicando neste link.👈

Fonte:

Deixe seu comentário