Portal da Cidade Guaxupé

Destaque em MG

Iluminação e roteiros culturais são atrativos do Natal da Mineiridade em Guaxupé

Totens de microrregiões foram distribuídos para detalhamento da rota histórica do município.

Publicado em 16/12/2022 às 13:11
Atualizado em

(Foto: Léo Bicalho)

(Foto: Léo Bicalho)

Guaxupé é uma das cerca de 200 cidades mineiras que integram o Natal da Mineiridade, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para integrar e promover os destinos do estado com programação natalina.

O projeto informativo que apresenta rota cultural na cidade está disponível desde sábado (10), após apresentação da iniciativa ao público de forma oficial.

Pela cidade, foram instalados cinco totens de microrregiões, com histórico dos bens culturais dispostos no local, além de dois que detalham a rota cultural e contextualizam informações históricas e socioeconômicas de Guaxupé. Os dados podem ser lidos pelo celular, por meio de QR Codes presentes em cada totem.

Outro trabalho comemorado foi a instalação, em 17 prédios tombados, de placas de identificação, para ajudar o visitante a conhecer melhor os patrimônios da cidade.

"Emoção retornar depois de termos passado por uma pandemia, porque celebrar o Natal é celebrar a vida", reforçou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, no encontro de abertura da programação no Teatro Municipal da cidade. Leônidas havia estado no município pela última vez em 2021.

Música tradicional

A Companhia de Reis se apresentou ao público local, na cerimônia de inauguração do roteiro, em uma procissão vibrante, entoando vários cânticos tradicionais. Outro destaque foi a famosa Cantata de Natal do coral, com músicas clássicas no repertório.

A comitiva do Governo de Minas, acompanhada do secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé, Marcos Alexandre Costa Buled, ao lado de representantes da prefeitura, também visitou o centro Estação Cultural. O espaço atualmente abriga, entre outras obras, a segunda exposição de presépios, realizada em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que também colabora com o Concurso Regional de Presépios de Guaxupé.

Fonte:

Deixe seu comentário